Cultura e Sustentabilidade fazem parte dos festivais virtuais do Instituto Nordeste Cidadania (Inec), no canal do YouTube

Atividades artísticas e culturais, que antes reuniam espectadores de forma presencial, agora migraram para ambientes virtuais, mas levando a mesma qualidade e beleza para aqueles que agora assistem de modo remoto. Por conta da pandemia do novo coronavírus, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) promove, nos dias 19 e 26 de setembro e 24 e 31 de outubro, os festivais online de Arte, Cultura, Ecologia e Sustentabilidade no Ceará, mais especificamente nas comunidades de Taboquinha (Milagres), São Gonçalo (Meruoca), Alagamar (Jaguaretama) e no centro de Itapiúna.

As apresentações serão transmitidas pelo Canal Inec, no Youtube, e pelos perfis no Instagram e Facebook das Associações Comunitárias de cada localidade. A programação é extensa e tem início no período da manhã com a abertura do festival, seguida de oficinas práticas, contações de histórias, exibição de curta-metragem e exposição fotográfica. Logo após, serão realizadas transmissões ao vivo com artistas de cada região (Café com Poesia, Mestras da Cultura etc.). No período da noite serão exibidos espetáculos, apresentações artísticas e videoconferências com convidados.

De acordo com Stélio Gama, diretor presidente do Inec, o objetivo dos festivais é fortalecer a cultura de cada território. “Os festivais virtuais podem ser traduzidos como uma manifestação cultural da comunidade, valorização dos artistas locais, promoção da feira de artesanato e incentivo do uso de práticas ecológicas. A ideia das transmissões ao vivo durante os festivais é oportunizar trocas de experiências entre os territórios e gerar renda para a cadeia cultural local, além de celebrar as potencialidades da comunidade”, disse.

Programação:

19/09 – Festival de Arte, Cultura e Sustentabilidade de Milagres – Comunidade Taboquinha

26/09 – Festival de Meruoca – Comunidade São Gonçalo

24/10 – Festival de Itapiúna – Centro

31/10 – Festival de Jaguaretama – Comunidade Alagamar

Sobre o Inec

Fundado em 1993, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que tem como foco principal o desenvolvimento sustentável de comunidades na região Nordeste do Brasil. Atua por meio de programas de microfinanças e socioambientais nas áreas cultural, de tecnologia e desenvolvimento comunitário, atendendo crianças, jovens e adultos. É parceiro do Banco do Nordeste na operacionalização dos programas Crediamigo e Agroamigo. É a maior operadora de microcrédito da América Latina. Saiba mais em www.inec.org.br.