Curso de formação em Tanatologia mostra formas de lidar com a morte e desmistifica o tema

O Memorial Funeral Home lança no dia 26 de junho o curso de formação em Tanatologia. Em modalidade EAD, as aulas serão divididas em 10 módulos, totalizando 170 horas aula. Ao término do curso, o aluno receberá a certificação do Instituto Carpe Diem de Psicologia e Tanatologia. “O objetivo da formação é ampliar os conhecimentos acerca da morte, e proporcionar a reflexão que ela é um dos caminhos para tornar nossa existência mais plena”, pontua o professor Erasmo Ruiz, coordenador acadêmico do curso. 

Segundo ele, as pessoas ainda seguem a crença de que viverão para sempre. “Com isso, não conseguem amainar a dor. E o pior: deixam para o amanhã muitas coisas que poderiam ter sido resolvidas no presente”, ressalta o especialista.

“A sociedade moderna, por mais que tenha evoluído, ainda não sabe lidar com a morte. Ela, na verdade, é vista como um problema, transformando-se até em tabu. Uma das maneiras de se “desarmar” ao falar da morte é extravasar a curiosidade sobre o tema. Se trata de respeitar mais a vida”, completa a diretora do Grupo Memorial Fortaleza, Patrícia Meireles.

Público-alvo

O curso de Tanatologia é voltado para profissionais das áreas de saúde, entre eles médicos, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, educadores, estudantes das áreas citadas e afins. Também é aberto ao público interessado no assunto. 

Conteúdo programático

Cada um dos 10 módulos abordará diversos tipos de assuntos:  1) O que é Tanatologia. Aspectos Históricos e Culturais da Morte; 2) Interrelações entre Morte e Filosofia;  3) A Morte como Tabu na Contemporaneidade; 4) Morte e Desenvolvimento Humano: Infância e Adolescência; 5) Morte e Desenvolvimento Humano: Maturidade e Velhice; 6) Morte e Problemáticas Bioéticas: Eutanásia, Suicídio e Suicídio Assistido; 7) O Processo de Perda e Luto: Aspectos Teóricos; 8) Morte, Humanização e Cuidados Paliativos; 9) Aspectos Estéticos e Artísticos da Morte; 10) Educação para a Morte e o Morrer.

Idealizador

O Grupo Memorial Fortaleza ao idealizar o movimento de formação e capacitação em Tanatologia, assume o compromisso de gerar conteúdo sobre a morte e o morrer, com o propósito de fazer com que as pessoas obtenham mais entendimento do assunto para que possam viver melhor e com mais qualidade de vida.

Sobre o Memorial Funeral Home

O Memorial Funeral Home oferece atendimento funerário humanizado e especializado em um dos momentos mais difíceis: a perda de entes queridos. Diante das dificuldades que os familiares enfrentam, se propõe a atender com empatia, dignidade e honestidade, com objetivo de aliviar as dores de parentes e amigos.

Ao longo dos anos, o Memorial tem como missão diminuir todo e qualquer transtorno decorrente da perda, desenvolvendo um serviço de qualidade, com profissionais habilitados e comprometidos, proporcionando acolhida a todos os clientes que buscam o serviço.

Serviço

Formação em Tanatologia

Início das aulas: 26 de junho 2020

Carga Horária Total: 170 horas totais, incluindo aulas, leituras, fórum, produção de texto e atividades com o professor. Aulas uma vez por mês, no último fim de semana de cada mês: sexta das 19h às 21h; sábado das 9h às 11h e das 14h às 16h

Duração do curso: Encontro 1 X por mês. Duração de 10 meses – 1 Módulo mensal

Investimento: 10 x de R$ 140,00 – pagamento via cartões de débito e crédito ou à vista no boleto

Informações: (85) 99664-8041 / (85) 98185-9080

Inscrições:  https://tanatologia.memorialfortaleza.com.br/

Realização: Memorial Funeral Home em parceria com o Instituto Carpe Diem de Psicologia