Curso de panificação qualifica e abre portas do mercado de trabalho para ex-moradores em situação de rua
As aulas de panificação vão terminar no próximo dia 13, na padaria do Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), e contribuem para o processo de ressocialização
Contribuir para o processo de ressocialização dos acolhidos pela Obra Lumen, apresentando a eles uma nova profissão. Este é o principal objetivo do curso de panificação oferecido pela Obra Lumen, na padaria do Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), no bairro Castelão, em Fortaleza.
As aulas acontecem em parceria com outras instituições, a exemplo do Serviço Social da Indústria (SENAI) e do Grupo Mulheres do Brasil. No módulo atual, as aulas iniciaram no dia 6 de setembro e vão terminar no dia 13 de outubro, quando será realizada uma grande exposição dos produtos feitos pelos alunos.
“O aluno já sai do curso habilitado para trabalhar como padeiro e exercer qualquer função ligada à panificação, podendo fazer bolos, panetones, doces, entre outros produtos”, descreve a psicóloga Lívia Araújo, membro da Obra Lumen e supervisora do curso.
Após o curso, a ligação entre os alunos e o mercado de trabalho é feita pelo SENAI, que pode indicar os alunos para empresas do setor. “Alguns ex-alunos já se inseriram no mercado de trabalho e hoje atuam em grandes empresas do mercado”, reforça Lívia Araújo.
Programação do Curso
As aulas são gratuitas e semanais, das 8h às 16h40, com uma parte teórica e a maior parte prática. O curso também pode ser feito por integrantes de outras comunidades do CEU.
A próxima turma será realizada em novembro e os interessados podem ficar atentos ao perfil da Obra Lumen no Instagram: @obralumen.
A Obra Lumen
A Obra Lumen de Evangelização é uma comunidade católica com o carisma de ser luz para o mundo. Encontra o sentido de sua existência ao sair de si para ir ao encontro do outro, especialmente daqueles que mais sofrem e precisam ser amados, ou seja, o Cristo Abandonado nos pobres.
A comunidade é mantida por doações voluntárias, sem valores fixos, e não recebe incentivos públicos para as atividades. Para isso, a comunidade tem o Projeto Lumen Ser Feliz faz campanhas para arrecadar doações e novos cadastros de voluntários. O objetivo é incentivar a participação da sociedade e aproximá-la da realidade dos mais abandonados. Cada doação reflete na vida daqueles que são acolhidos: homens, mulheres e mães com crianças nas casas de acolhimento; além de crianças e adolescentes nos centros sociais.
Para ser um membro do Lumen Ser Feliz, acesse o endereço https://www.lumenserfeliz.com e realize o cadastro. Informações: @padarialumen, @lumenserfeliz e @obralumen