TV News

Curso de Psicologia do Centro Universitário UniFanor oferece atendimento psicológico gratuito à população

Realizado por estudantes e supervisionado por professores do curso, atendimentos são realizados de forma remota

Além dos cuidados diários para evitar a contaminação pelo coronavírus, outro aspecto que merece atenção é a saúde mental. Para auxiliar os cearenses a lidar melhor com as questões emocionais, o Centro Universitário UniFanor, através do curso de Psicologia, está com inscrições abertas para atendimentos individuais e em grupo.

Os interessados podem acessar o formulário disponível em https://forms.gle/e4p9t7D7Kvq2bJpNA e realizar as inscrições. O atendimento acontece de acordo com a disponibilidade da pessoa e do estagiário, e o processo de acolhimento consistirá em até quatro sessões.

O projeto AcolherPsi, como é chamado, foi concebido no último semestre, surgindo da necessidade tanto de realizar os estágios curriculares obrigatórios para a conclusão do curso quanto da realização de atendimentos, já que a modalidade presencial esteve suspensa no período, conforme explica a coordenadora do curso, Diva Barreto. “A ideia é fazer com que os alunos exercitassem os atendimentos clínicos e a população pudesse ter um conforto e um suporte psicológico neste momento tão difícil”, detalha.

Inicialmente, os atendimentos individuais eram acompanhados pela supervisora de estágio clínico. Posteriormente, o projeto ganhou corpo e a adesão de outros professores. Hoje, sete docentes supervisionam os atendimentos realizados por 62 estagiários envolvidos na ação.

“Na Psicologia, pessoas que não viveram a pandemia não foram treinados para ter essa experiência de ter atendimento virtual, pois, até então, isto não havia sido vivenciado antes. Agora, os estudantes têm essa experiência, sendo orientados pelos professores, aprendendo a lidar com o sofrimento do outro, e os pacientes também estão podendo ter um momento de fala, uma escuta profissional, onde elas podem compartilhar tristezas, dores, sentimentos, sendo escutadas de uma forma neutra”, afirma a coordenadora de Psicologia do Centro Universitário UniFanor.

Serviço:

AcolherPsi – Atendimentos psicológicos gratuitos em Fortaleza

Inscrições em https://forms.gle/e4p9t7D7Kvq2bJpNA