Cursos gratuitos de formação e capacitação na área cultural ganham destaque na Região Metropolitana
A busca por conhecimento e a capacitação em arte e cultura vem atraindo um número considerável de jovens e adultos no Ceará, que passam a voltar o olhar para este setor como um campo promissor. Um exemplo está na cidade de Eusébio onde, de janeiro de 2022 a junho de 2023, cerca de 3 mil pessoas participaram de mais de 50 atividades formativas como cultura popular, cartoon, violão, violoncelo, teclado, balé clássico, idiomas, audiovisual, edição e programação, dentre outras.
Estas ações chegaram à cidade, na Região Metropolitana de Fortaleza, com a Plataforma Arte Urgente, que busca fortalecer e potencializar profissionais para atuarem no setor da cultura por meio de ações de formação e qualificação. O Instituto BR, realizador da plataforma, encontrou na Secretaria de Cultura e Turismo de Eusébio, com o apoio da Prefeitura Municipal, a parceria necessária para que estas atividades fossem desenvolvidas na cidade.
Idealizada em 2021, a Plataforma Arte Urgente surgiu como uma forma de contribuir no enfrentamento dos desafios da cultura durante a pandemia. “Embora o cenário do ponto de vista sanitário esteja melhor, percebemos que é importante apoiar e formar os mais diferentes agentes que fazem da arte e da cultura um projeto de vida. Assim, entendemos a importância de apresentar a cultura como um horizonte repleto de possibilidades”, destaca o diretor da Plataforma Arte Urgente, Mardônio Barros.
Nesse sentido, a parceria com a prefeitura de Eusébio foi fundamental para atender um número cada vez maior de pessoas. Conforme explica o secretário de Cultura, Tarcísio Chiristianne, o Município já realiza diversas atividades formativas. O trabalho, no entanto, foi potencializado a partir da chegada do Instituto BR. “Já tínhamos a estrutura e os mecanismos para a promoção de cursos e oficinas, mas nos faltava o impulso de capacitação, de formação e de relacionamento. E é aqui onde entra o Instituto, que veio para somar nessa missão de contribuir na formação desses jovens e adultos da nossa cidade”, pontua.
Todas as atividades ocorreram no Núcleo de Artes e Cultura Aloísio Bruno, onde funciona a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo do Município, localizada no Centro de Eusébio. Para esta edição, foram realizadas duas linhas de ação. As Janelas Formativas, por exemplo, contemplaram 51 cursos livres e gratuitos com duração de 96 horas em diferentes temas no campo da arte e da cultura, abertos a toda a comunidade.
Já a Agência de Futuros teve o objetivo fortalecer e qualificar iniciativas do campo cultural a partir de diferentes estratégias de consultoria, assessoria e formação, dando suporte técnico e de gestão. Um quadro de consultores especializados deu esse suporte para projetos artísticos e culturais, atuando em diversas áreas. Foram 256 horas de aula, entre cursos e palestras, além de 240 atendimentos especializados.
Arte e educação para a vida
A parceria entre a Prefeitura de Eusébio e o Instituto BR também é reconhecida pelos professores. Para Walter Oliveira, maestro da Orquestra Sinfônica, a Plataforma Arte Urgente veio para também transformar a vida dos participantes, uma vez que o projeto atua na formação humana e cidadã. “Além disso, com a Plataforma, a gente consegue levar uma boa música aos mais distantes lugares, uma vez que eles já se apresentam na cidade. A partir disso, mais pessoas conhecem a orquestra e chegam aqui interessados em aprender a tocar um instrumento”, reforça.
O professor de audiovisual do projeto, Gutiérrez Reges, destaca o engajamento dos alunos durante as aulas. “Eles sempre se mostraram muito focados, pensam em todas as etapas, analisando passo a passo o processo de criação. Esse é um setor que está muito aquecido no Eusébio, temos recebido muitos alunos, cada um com experiências, práticas e conhecimentos próprios”, explica. Esse é o caso de Rerison Evangelista, que chegou ao Arte Urgente para aprender conteúdos que ele ainda não conhecia sobre o audiovisual. “Estou ampliando a minha visão na prática, ou seja, aprendendo ainda mais a partir da criação de uma história”, conta.
Quem também participou das aulas do curso de audiovisual foi Hallan Sales, que desde os nove anos acompanha tudo sobre o cinema. “Essa é uma área que me interessa bastante, sempre gostei de pesquisar e ir atrás de novos conhecimentos. Quando soube, por meio das redes sociais, desse curso na cidade, não pensei duas vezes. E tem sido uma experiência fantástica”, afirma.
A segunda etapa do Arte Urgente Eusébio segue até setembro de 2024. Além dos alunos que já participam das aulas, o projeto abre inscrições para novos alunos. Para se inscrever, basta se dirigir à Secretaria de Cultura e Turismo ou por meio do Google Forms, com os links disponibilizados no Instagram @seculteusebio