Dia da Saúde Ocular alerta sobre a prevenção para evitar cegueira
A importância da prevenção é o principal alerta dos profissionais do Hospital de Olhos Santa Luzia para o Dia da Saúde Ocular, comemorado neste sábado (10). Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de distúrbio da visão. Deste número, 60% dos casos são de cegueira e deficiência visual, que poderiam ter sido evitados se fossem tratados com antecedência. Por isso é tão importante consultar o oftalmologista periodicamente, mesmo na ausência de sintomas. Manter visitas regulares ajuda na prevenção e evita o agravamento de doenças assintomáticas.
As principais causas de cegueira em adultos são a catarata, o glaucoma, a degeneração macular relacionada à idade e a retinopatia diabética. Já entre as crianças, os maiores causadores da perda de visão são: infecções congênitas, catarata congênita, retinopatia da prematuridade e glaucoma congênito.
“Queremos chamar a atenção para várias doenças, elas o glaucoma que é a primeira causa de cegueira irreversível. É uma doença silenciosa e que leva à cegueira nos casos mais avançados. Então diagnóstico precoce é fundamental para prevenir a cegueira. Todos devem se prevenir, consultando regularmente um oftalmologista”, diz a oftalmologista Rinalva Vaz, do Hospital de Olhos Santa Luzia, que publica peças sobre a campanha nas suas redes sociais.
Além de oferecer um tratamento humanizado, o Hospital de Olhos Santa Luzia aceita uma ampla rede de convênios. Veja outras informações e a formação acadêmica completa dos oftalmologistas responsáveis pelo Centro de Diagnóstico de Retina e Vítreo no site: www.hospitalsantaluzia.com.br.