TV News

DIA DO AUTISMO – 2 DE ABRIL-Influenciadora aposta nas redes sociais para conscientizar público sobre o TEA

Na foto: A influenciadora Leticia Alves e o filho Theo (Créditos: Divulgação)

Para a médica veterinária Leticia Alves, é necessário mostrar às pessoas que não precisam viver numa bolha

O dia 2 de abril marca a celebração do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data voltada à conscientização da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), transtorno que se caracteriza, entre outras manifestações, por dificuldade de interação social e presença de comportamentos repetitivos. Com diagnóstico positivo do transtorno, a médica veterinária e influenciadora, Leticia Alves aposta nas redes sociais para levar aos seguidores informações sobre o TEA e reforçar que aqueles que contam com o diagnóstico podem ter um cotidiano normal como qualquer outro indivíduo.

“Sempre postei muito sobre viagens realizadas e também sobre minha maternidade. A partir do momento que os diagnósticos de TEA e TDAH surgiram, eu não seria verdadeira se não falasse o que estava acontecendo comigo. A partir deste momento foram as vivências normais que eu passei a relatar, além dos perrengues que foram acontecendo a partir de então. Acho necessário mostrar às pessoas que não precisam viver numa bolha e, claro, a vida segue”, explica a influenciadora sobre sua decisão em apresentar seu cotidiano ao público em geral.

O autismo é uma condição do desenvolvimento do cérebro que afeta a comunicação, linguagem, comportamento e interação social. A data que celebra a conscientização ao transtorno, foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, com objetivo de promover conhecimento sobre o autismo, informar a sociedade sobre o transtorno, quebrar tabus e eliminar preconceitos, reduzir a discriminação e o preconceito contra as pessoas com autismo, além de ressaltar a necessidade de novos programas de apoio às pessoas com autismo.

“Sempre recebi o apoio de pessoas que nem sequer conheço. Muitas pessoas querendo entender tudo que eu relatava. É muito incentivo para que eu continue vivendo essas experiências e mostrando para mundo”, conta Leticia Alves. “São inúmeros os desafios diários, desde excesso de estímulos que causam um cansaço extremo e desalinham a rotina até situações mais graves de preconceito. Em meio ao caos, tento achar um jeito para resolvermos. Mesmo que seja necessário, literalmente, sentar e chorar por alguns minutos e, posteriormente, tentar encontrar uma solução”, relata a influenciadora.

Para completar, a influenciadora também possui um filho diagnosticado com o transtorno, e faz questão de fazer postagens para também apresentar que as crianças podem realizar atividades normais. “Nenhum diagnóstico pode ser maior que a vida. Não existe limites para quem quer aproveitar a chance, que possui todos os dias em acordar e ter oportunidade para realizar sonhos ou o que quer que seja. É mesmo diante de todo um cenário de medo, que este sentimento, não seja capaz de paralisar a vontade para ser melhor a cada dia, pois é totalmente possível”, finaliza Leticia Alves