Dia do Fonoaudiólogo: profissional destaca cuidados necessários para dia a dia
Nesta quinta-feira (9) é Dia do Fonoaudiólogo, data que marca a regulamentação da profissão no país, com o intuito de demonstrar para a sociedade a importância dos profissionais para a saúde e bem-estar da população. Apesar de ser mais conhecido pelo cuidado com a voz, o fonoaudiólogo é responsável pela comunicação humana, como linguagem, fala, voz, audição, funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação.
Segundo Nadia Macedo, fonoaudióloga do Hospital São Camilo Fortaleza, alguns cuidados são essenciais no dia a dia, como: ter hábitos saudáveis, manter uma alimentação equilibrada, respirar corretamente, falar pausadamente, articular bem as palavras, se atentar à audição, evitar competir com ruídos externos durante a fala, e, evitar o uso contínuo de fones de ouvido ou longa exposição em ambiente ruidosos acima de 75 decibéis.
“O fonoaudiólogo é o profissional capacitado para avaliar, habilitar, reabilitar e orientar quanto aos aspectos de linguagem, fala, deglutição, motricidade orofacial, cognição, voz e audição. Quando surgir uma dificuldade ou alteração na amamentação, motricidade orofacial, disfagia, fala, voz, audição, leitura e escrita, é necessário procurar um fonoaudiólogo”, explica.
Nadia compartilha sobre os retornos positivos dos pacientes. “É gratificante e enriquecedor receber esses retornos, isso agrega muito ao nosso empenho e dedicação, pois cada atendimento é individualizado e preparado com cuidado visando o melhor prognóstico para esse paciente”, comenta.