Gastronomia

Dia do Nordestino: Pão de Açúcar e Mercado Extra oferecem jornada gastronômica com produtos regionais

Celebrado no dia 8 de outubro, o Dia do Nordestino é uma homenagem às tradições desta região do Brasil. A data foi oficializada em homenagem ao centenário do poeta popular, compositor e cantor cearense Antônio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré. Ele se tornou um dos ícones da cultura nordestina por conta de suas obras que representavam o povo e a raiz da região. Conhecido por sua diversidade cultural, gastronomia e povo acolhedor, o Nordeste cultiva uma culinária diversificada e repleta de sabores únicos, que conquistam os corações de Norte a Sul do país. Em homenagem ao Dia do Nordestino, o Pão de Açúcar e o Mercado Extra oferecem uma jornada gastronômica, ofertando os ingredientes e produtos autênticos que fazem parte da base alimentar da região.

As redes buscam proporcionar aos clientes a oportunidade de explorar esses sabores incríveis com produtos essenciais do Nordeste de diversas marcas, entre elas, itens de marcas próprias, como Qualitá e Taeq. Confira algumas opções:

Feijão verde: O popular feijão verde cearense também leva o nome de feijão de corda quando está maduro. É uma das opções mais utilizadas na culinária do estado no preparo do tradicional baião de dois, além de ser um famoso petisco em Fortaleza, o caldo de feijão verde, onde vem acompanhado de queijo coalho e nata ou creme de leite fresco.

Cuscuz de Milho: O cuscuz é uma paixão nacional, além de ser uma das receitas mais famosas e adoradas da região Nordeste. Conhecido especialmente pela sua versatilidade, o prato é elaborado à base de flocão de milho, sal e água, mas pode ser complementado com ingredientes diversos. No Blog do Pão de Açúcar podem ser encontradas seis dicas de acompanhamentos para o cuscuz (Clique aqui).

Farinha de Mandioca: A farinha de mandioca é a base de muitos pratos nordestinos. De forma geral, ela é usada como um acompanhamento essencial em muitos pratos tradicionais e é frequentemente misturada com outros ingredientes, como manteiga e/ou azeite, cebola, alho para criar a farofa que pode ser servida junto com feijão, carne de sol, peixes, frango, e uma variedade de pratos típicos da região, acrescentando textura e um sabor característico às refeições.

Carne de sol: Típica do Nordeste, a carne de sol é um sucesso na culinária cearense. Por ser menos seca e salgada do que a carne seca, é um item muito comum em pratos regionais, podendo ser consumida acompanhada de uma boa farofa, em sanduíches, escondidinhos, feijoadas, entre muitas outras opções.

Tapioca: A tapioca ganhou o Brasil inteiro por ser uma iguaria muito apreciada e versátil. Ela é frequentemente utilizada como uma alternativa ao pão e pode ser consumida de diversas maneiras. Não há limites na hora de compor o recheio, vai desde os mais simples aos mais elaborados.

Os produtos podem ser encontrados nas lojas Pão de Açúcar e Mercado Extra de Fortaleza e nos e-commerce das redes (www.paodeacucar.com e www.clubeextra.com.br).