Dia Mundial da Saúde: pesquisa destaca mudança de hábitos e autocuidado dos brasileiros no último ano
Com os impactos da pandemia, os brasileiros estão cuidando mais da saúde durante esse último ano. É o que aponta o resultado de uma pesquisa realizada pelo Google Consumer Survey no Brasil todo. “Eu levei um grande susto depois de comer algo que não me fez bem, tive um pico de pressão a ponto de chegar aos 22/14. Quando o susto passou depois de ser medicado e orientado a reduzir de peso pensei muito se queria continuar com esses hábitos”, conta o publicitário Luiz Pires.
Os dados foram coletados entre janeiro e fevereiro de 2021. Ao todo, foram entrevistadas 2.000 pessoas para entender o comportamento da população em relação aos serviços de saúde. O levantamento mostrou que 35% dos brasileiros estão cuidando mais da saúde ainda esse ano. E ao menos 14% dos entrevistados sabem que precisam marcar consultas ou exames atrasados. Outro ponto abordado foi a urgência dos casos: 47% dos entrevistados declararam que deixam para marcar uma consulta quando já estão com algum sintoma.
Segundo Rafael Macedo, cardiologista do Hospital São Camilo, a mudança de hábitos para cuidar da saúde cresceu devido ao processo de educação. “Quando a gente falava cuidar da saúde, o entendimento era tratar as doenças e graças a um processo de conscientização, acesso à informação e um trabalho ativo também dos profissionais de saúde, as pessoas foram se educando de que cuidar da saúde não é tratar as doenças, mas, sim promover a saúde”.