Dia Mundial do Chocolate: Chef ensina receita de trufa caseira

Naara Barros é professora do curso de Gastronomia da UNINASSAU Fortaleza  
 

Nesta terça-feira (07) é celebrado o Dia Mundial do Chocolate. Derivado do cacau, a guloseima pode ser encontrada de diversas formas nas prateleiras dos supermercados, sendo amargo, meio amargo, ao leite, diet, entre outras composições. O que muitos não sabem é que, quando consumido de forma consciente, o chocolate traz muitos benefícios à saúde, propiciando sensação de bem-estar, além de ajudar no fluxo arterial e melhorar os níveis de colesterol ruim.    

E para não deixar a data passar em branco, a gastrônoma e professora do curso de Gastronomia da UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Fortaleza, Naara Barros, ensina uma receita prática, fácil e econômica.   

Receita: Trufa caseira de cerveja   

Ingredientes:  

350 ml de cerveja (preta ou de sua preferência)  
½ xicara (chá) de creme de leite (100 ml)  
400g de chocolate meio amargo  
350 g de Cobertura de chocolate meio amargo para os copinhos  
  

Modo de preparo:  

  1. Despeje a cerveja em uma panela de fundo largo e leve ao fogo baixo até reduzi-la para ¼ de xícara de chá (50 ml).  
  2. Aqueça o creme de leite em microondas e derreta o chocolate meio amargo nesse calor. Junte a cerveja reduzida e misture bem.   
  3. Deixe em geladeira por cerca de 1 hora e coloque em um saco de confeitar com o bico pitanga  
     

Copinhos:   
Derreta a cobertura de chocolate meio amargo, monte os copinhos e, depois de secos, preencha-os com a trufa cremosa. Essa trufa não pode ser modelada, mas é ideal para ser servida em copinhos ou caixinhas de chocolate.