Dia Mundial do Gato: conheça cuidados e curiosidades sobre o bicho
A estimativa é que em 10 anos os gatos sejam o pet mais comum de se encontrar nos lares
Celebrado no dia 17 de fevereiro, o Dia Mundial do Gato tem como objetivo conscientizar tutores a como cuidar da melhor forma dos bichos. Criado por uma organização italiana que defende animais, é mais do que uma data fofa e serve para debater as necessidades dos felinos e assim diminuir os casos de maus tratos.
Hoje são mais de 23,5 milhões de felinos, com número crescente nos últimos anos e estimativa de que aumente ainda mais, se tornando em 10 anos o pet mais comum de se encontrar nos lares no Brasil. Dra. Roseane, veterinária da Mundo Pet, explica porque esse número pode chegar a superar o dos cães. “As pessoas têm preferido os gatos por essa facilidade, por serem mais práticos: se limpam sozinhos, sujam menos e fazem necessidades fisiológicas em locais mais específicos, como a caixa de areia. Dessa forma é mais fácil de educar e criar ”, pontua.
Existem muitas ONGs hoje que trabalham com a adoção de gatos abandonados. Na própria Mundo Pet, megastore de produtos e serviços para animais, como Estética e Clínica Veterinária, há uma iniciativa chamada “Projeto Adotar”, que consiste na adoção dos bichos dentro da loja, em parceria com que ONGs parceiras disponibilizam alguns pets. “O nosso projeto se baseia na posse responsável, com a real convicção de que você está criando responsabilidades com um novo ser vivo”, pontua Luis Andre Bastos, CEO da Mundo Pet.
Curiosidades
Extremamente dóceis, os gatos são conhecidos principalmente por se lamberem (e isso por si só já ser o seu banho), mas existem diversas outras curiosidades a respeito deles. “Eles também lambem os outros gatos como forma de comunicação. Entretanto, se lamber de forma excessiva pode ser um problema dermatológico”, pontua a veterinária Dra Roseane.
Dentre algumas outras curiosidades está o fato de que um gato passa cerca de dois terços do dia dormindo. Além disso, os gatos não sentem o sabor do doce. Outro fato interessante é que um gato faz cerca de 100 sons diferentes, enquanto um cão faz cerca de 10. Além disso, os gatos machos tendem a ser canhotos, já as gatas destras.
Sobre a Mundo Pet
Atuando nos estados do Ceará, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pará, a Mundo Pet hoje conta com 12 lojas espalhadas pelo norte/nordeste brasileiros, oferecendo serviços como Estética e Clínica Veterinária, além de produtos como alimentos, petiscos, medicamentos, acessórios, brinquedos ou casinhas/aquários/viveiros.
Na Mundo Pet existe um local bem acolhedor com bastante espaço para os animais se divertirem, a Pet Play, onde eles podem encontrar ou fazer nossos amiguinhos e seus tutores podem fazer parte dessa bagunça.
Site: www.mundopet.com
Instagram: @mundopetbrasil