Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez: 7 cuidados para preservar a audição

O Brasil tem um dia para alertar a população sobre a importância do combate e prevenção à surdez, mas os cuidados devem durar o ano inteiro. Neste dia 10 de novembro, os profissionais da área alertam para a diminuição da capacidade de ouvir abaixo de níveis considerados normais. “Esta diminuição pode ser leve, moderada ou grave, por isso é importante estar atento”, sublinha a médica otorrinolaringologista, Dra. Flávia Mont’Alverne, da Clínica Otomax, em Fortaleza.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo menos 800 milhões de pessoas sofrem alguma perda auditiva no mundo. Já os dados da Sociedade Brasileira de Otologia (SBO), indicam que, de cada mil crianças nascidas no País, de três a cinco já nascem com deficiência auditiva. Entre os 20 e 40 anos de idade, a surdez acomete 15% das pessoas. Já acima dos 70 anos, a prevalência pode chegar a 50%.

“Existem exames adequados para todas as idades. O exame das otoemissões acústicas (teste da orelhinha) é obrigatório em todos os recém-nascidos. Nas crianças maiores e adultos, a audiometria é realizada como um check-up de rotina da saúde auditiva. Ambos são exames simples, rápidos, indolores, sem riscos e realizados, inclusive, aqui na Clínica Otomax”, diz a médica.

Algumas medidas de prevenção são essenciais para manter uma audição saudável. São elas:

1 – Respeite os intervalos de repouso sonoro após exposição a altos volumes ou altos níveis de intensidade de som;

2 – Use protetores auditivos quando recomendado, principalmente em locais de trabalho que causam risco à audição pela exposição a altos níveis de intensidade sonora;

3 – Jamais use objetos pontiagudos no ouvido;

4 – O cotonete deve ser usado para limpeza do excesso de cera na parte mais externa do ouvido. Jamais deve ser introduzido no canal;

5 – Evite a automedicação;

6 – Acostume-se com níveis de som médios ou leves no momento de escutar som ou assistir filmes.

7 – Visite um médico otorrinolaringologista com frequência para check-up de rotina.

SERVIÇO
CLÍNICA OTOMAX
ONDE: Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500, salas 1813 a 1816. RioMar Trade Center (integrado ao Shopping RioMar Papicu). Segunda a sexta, de 9h às 20h. Sábados, de 9h às 13h.
CONTATO:+55 85 3121-6778 / 2180-9880

ATENDIMENTO IMPRENSA
DANIEL NEGREIROS
Jornalista e Assessor de Imprensa
Registro profissional JP 1710/CE
(85) 98204-8008