TV News

Diretor-Geral da ANEEL, André Pepitone, e outros grandes nomes do setor energético participam do 13° Energia em Pauta

Na manhã da última sexta-feira (30), o Sindicato das Indústrias de Energia do Estado do Ceará – Sindienergia-CE, em parceria com a FIEC, realizou a 13ª edição do Energia em Pauta, abordando o tema “Os avanços da regulação e a contribuição do setor elétrico para a retomada econômica”. O evento ocorreu de forma semipresencial, com importantes nomes do setor elétrico e energético nacional e local reunidos no Auditório Waldyr Diogo, na FIEC, e o público acompanhando virtualmente.

Dentre os presentes: André Pepitone, Diretor-Geral da ANEEL; Fernando Elias, Presidente do Conselho da Abeeólica e CFO da Casa dos Ventos; Danilo Forte, Deputado Federal, Coordenador da Frente de Energias Renováveis na Câmara Federal; Márcia Sandra, Presidente da Enel Distribuição Ceará, e Luís Carlos Queiroz, Presidente do Sindienergia-CE e CEO da B&Q Energia. O presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, abriu o evento, que foi moderado pelo consultor da Federação e presidente da CSRenováveis/CE, Jurandir Picanço.


Entre as principais mudanças apontadas no 13° Energia em Pauta para os próximos anos no setor elétrico e energético, além da perspectiva de uma matriz composta por uma fatia maior de fontes renováveis, está a abertura de mercado para conferir maior liberdade de escolha aos consumidores.

De acordo com o Diretor-Geral da ANEEL, André Pepitone, esse é um processo que vem sendo executado de forma gradativa e que, em 2024, deve chegar ao consumidor residencial, com a possibilidade de escolha, por exemplo, da fonte da energia recebida em casa (hidrelétrica, eólica, solar, etc). A liberdade para negociar a energia já ocorre em vários países, inclusive na América Latina, como no Chile.

Após o evento, o anfitrião Luís Carlos Queiroz (Sindienergia) almoçou com os convidados e membros da diretoria do sindicato das indústrias de energia em restaurante da capital, na beira mar.