Distrito 4490 de Rotary intensifica ações em prol da erradicação da Hepatite e da Poliomielite
Segundo Ministério da Saúde, mais de 2 milhões de brasileiros convivem com hepatite sem conhecimento
O Distrito 4490 está à frente de duas das mais relevantes campanhas de saúde pública no Brasil: Hepatite Zero e Juntos Contra a Pólio. As ações têm como objetivo mobilizar a sociedade e os governos no enfrentamento de duas doenças silenciosas e graves que, embora preveníveis e tratáveis, ainda afetam milhões de pessoas no mundo inteiro.
A campanha Hepatite Zero, realizada em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS), tem como meta erradicar a hepatite até 2030. Estima-se que mais de 2 milhões de brasileiros convivem com a doença sem saber, segundo o Ministério da Saúde. Globalmente, são mais de 300 milhões de infectados pelos vírus B e C. A hepatite C, por exemplo, mata duas vezes mais do que o HIV e é responsável por 80% dos casos de câncer no fígado, embora tenha cura.
“A gente não pode aceitar que, em pleno 2025, pessoas continuem morrendo por falta de informação, testagem ou vacina. O Rotary está aqui para fazer a ponte entre o que o sistema público oferece e o que a população precisa: orientação, acesso e cuidado”, afirma Murilo Santa Cruz, governador eleito do Distrito 4490.
Ações
De acordo com Murilo Santa Cruz, frequentemente, os clubes rotários organizam eventos de testagem gratuita, com apoio de estudantes da área da saúde e profissionais habilitados, para detectar precocemente casos de hepatite B e C. A iniciativa, segundo o governador eleito do Distrito 4490, visa identificar pacientes assintomáticos e encaminhá-los ao tratamento gratuito oferecido pelo SUS.
“Se há remédio, tratamento gratuito e até cura, o que está faltando é mobilização. Por isso, promovemos ações para a comunidade e não aguardamos que o problema bata à porta. Vamos atrás dele com ação, consciência e testagem em massa”, reforça Murilo.
A ação também inclui o Hepatitis Day, dia de mobilização nos clubes rotários com testagens, palestras e articulações locais. A distribuição dos testes está condicionada a um termo de compromisso entre os clubes e as prefeituras, garantindo a adesão do poder público à campanha.
Juntos contra a poliomielite
Embora o Brasil esteja oficialmente livre da poliomielite desde 1989, a queda nas taxas de vacinação tem reacendido o alerta. Em 2022, o índice de imunização ficou em 72%, abaixo da meta de 95% estipulada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). A doença ainda é endêmica em dois países: Afeganistão e Paquistão. Caso os esforços globais cessem, até 200 mil crianças por ano podem voltar a ser afetadas pela paralisia infantil.
O Rotary International, por meio da campanha Juntos Contra a Pólio, trabalha há mais de 35 anos para erradicar a doença. A mobilização já arrecadou mais de US$ 2,1 bilhões, viabilizando a imunização de 2,5 bilhões de crianças em 122 países. No Brasil, o Distrito 4490 tem atuado com força total na conscientização da população por meio de material informativo e campanhas digitais.
“É um trabalho incansável, que salva vidas e evita o sofrimento de milhares de famílias. A poliomielite não tem segunda chance: ou você vacina ou arrisca a paralisia. A doença deve ser erradicada, principalmente porque temos vacinas seguras e gratuitas à disposição”, alerta o governador eleito.
Murilo Santa Cruz reforça, ainda, que o sucesso das campanhas depende do engajamento dos clubes, da sociedade e do poder público. Para ele, “os clubes rotários estão prontos para agir, com estrutura, voluntários e vontade de fazer a diferença. Agora precisamos que os municípios façam sua parte, abrindo as portas para parcerias efetivas. A nossa meta é clara: salvar vidas”.
Sobre o Rotary Distrito 4490
O Rotary é uma das maiores organizações de serviço humanitário do mundo, presente em 202 países, com mais de 1,4 milhão de associados. O Distrito 4490 abrange os estados do Ceará, Maranhão e Piauí, promovendo projetos de impacto nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e desenvolvimento comunitário.
Dentre as ações de destaque estão o Programa Mobilidade Para Todos e o “Projeto Portas Abertas”, que é o Programa de Intercâmbio de Jovens – iniciativa que cria um regime de cotas para o Programa de Intercâmbio do Distrito 4490, garantindo aos alunos de baixa renda, da rede pública estadual, a oportunidade de estudar no exterior por 11 meses.