Do chocolate ao frutos do mar, Senac oferta cursos para gerar renda na Páscoa

Seja para aplicação pessoal ou profissional, as aulas priorizam o conhecimento de técnicas e uso de equipamentos

Passou o carnaval, é hora de pensar na Páscoa. Lojas, supermercados e padarias se preparam para apresentar aos clientes as novidades desse ano. Entre as delícias da gastronomia que ganham destaque nas prateleiras estão ovos de chocolate, trufas, bolos e pratos à base de bacalhau.

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Páscoa é a quinta melhor época do ano para o setor de varejo no Brasil, impulsionando a criação de novas vagas de trabalho temporário. Além disso, a data chega também como uma oportunidade para quem quer empreender ou aprender novas receitas. Quer economizar nos presentes e gerar uma renda extra? O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac-Ce) realiza cursos voltados para o período pascal nas unidades de Fortaleza (Centro, Reference e RioMar), Quixadá, Crato, Iguatu e Sobral.

No curso “Chocolates e Ovos para a Páscoa”, o aluno aprende sobre preparação, armazenamento, decoração, embalagem e conservação adequada de diferentes tipos de chocolate desde ovos de páscoa a bombons, trufas, tortas e biscoitos. Com foco na confeitaria e panificação, também são realizados os cursos de “Bolos e Tortas”, “Drip Cake, Naked Cake e Bolos de Corte”, “Panetones e Colombas”, “Pão de Coco” e “Pão de Chocolate” para complementar o talento e a mesa das pessoas.

Já quando falamos sobre o almoço de Páscoa, um item que é tradição para muitas famílias é o bacalhau. O peixe compõe diversos tipos de receitas, principalmente da culinária portuguesa, e pode ser um atrativo especial na data comemorativa. O Senac Reference promove o curso “Cozinha à Base de Bacalhau” para desenvolver conhecimentos e habilidades no preparo de entradas, pratos quentes e frios à base do peixe. Já no Senac RioMar, acontece a oficina “Sabores e Saberes: Pratos à base de peixe e frutos do mar”.

De acordo com a consultora de Gastronomia do Senac Ceará, Vanessa Santos, independentemente do objetivo de quem participa, seja para aplicação pessoal ou profissional, o Senac oferta uma variedade de cursos para receber desde a pessoa que não tem nenhum conhecimento, até a que já atua no mercado. “Cozinha é esporte de alta performance. Ou seja, assim como um atleta, quanto mais se pratica, mais alcança melhores marcas. O aluno pode começar com cursos de carga horária menor e ir seguindo o processo formativo ofertado, aprimorando suas competências e habilidades a cada etapa concluída”, afirma.

Com um público cada vez mais exigente, o mercado profissional tem se especializado, aprofundando os conhecimentos em um assunto. Para este ano, segundo Vanessa Santos, os ovos recheados e de colher continuam mexendo com a criatividade de quem faz e com o paladar de quem come. A dica da especialista é: “Independente do que você for fazer, preze sempre por bons ingredientes e pelo capricho. A artesania sempre carrega mais afeto e carinho e serve de ponte entre quem faz e quem come. A comida nunca é somente mais um produto, já que ela vai ser responsável por nutrir corpo e alma”. 

No total, são 20 vagas para cada turma e as inscrições estão abertas no site do Senac (https://cursos.ce.senac.br/). Confira a lista dos cursos em cada unidade Senac:

Senac RioMar

Sabores e Saberes: Pratos à base de peixe e frutos do mar

Data: 06/03 (sexta)

Horário: 14h às 18h

Pão de Chocolate

Data: 07/03 (sábado)

Horário: 14h às 17h

Oficina de Alimentos: Pão de Coco

Data: 07/03 (sábado)

Horário: 18h às 21h

Senac Reference      

Chocolate e Ovos para Páscoa       

Data: de 07/03 a 04/04 (sábados)

Horário: 13h às 17h  

Cozinha à Base de Bacalhau           

Data: de 01/04 a 08/04 (seg a sex)

Horário: 18h às 22h  

Senac Centro

Chocolate e Ovos para Páscoa       

Data: de 30/03 a 03/04 (seg à sex)

Horário: 13h às 17h  

Bolos e Tortas          

Data: de 16/03 a 07/04 (sex à sex)

Horário: 08h às 12h  

Drip Cake, Naked Cake e Bolos de Corte

Data: 16/03 a 23/03 (seg à sex)

Horário: 13h às 17h  

Senac Quixadá         

Chocolate e ovos para Páscoa       

Data: 23/03 a 30/03 (seg à sex)

Horário: 18h às 22h  

Senac Crato

Drip Cake, Naked Cake e Bolos de Corte  

Data: 06/04 a 13/04 (seg à qui)

Horário: 18h às 22h  

Senac Iguatu 

Panetones e Colombas

Data: 12/03 a 02/04 (qui e sex)

Horário: 18h30 às 21h30      

Senac Sobral

Chocolate e Ovos para Páscoa

Data: 23/03 a 27/03 (seg à sex)

Horário: 13h30 às 17h30   

Serviço:

Cursos de Páscoa Senac Ceará

Unidades: Fortaleza (Centro, Reference, RioMar), Quixadá, Crato, Iguatu e Sobral

Mais informações: https://cursos.ce.senac.br/