TV News

Do estágio à contratação. Conheça práticas para crescer na empresa

Hoje comemora-se o Dia do Estagiário, uma data importante para reconhecer o trabalho e a dedicação daqueles que estão em busca de aprendizado e experiência profissional. Segundo dados do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), o Brasil conta com mais de 2 milhões de estagiários atuantes em diferentes áreas profissionais. Essa estatística demonstra a importância do estágio como oportunidade de ingresso no mercado de trabalho. De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBOPE Conecta, 87% dos estagiários afirmam que o estágio contribui para o desenvolvimento profissional.

“Primeiro de tudo, para poder ser contratado como um estagiário a pessoa deve estar matriculada em uma instituição de ensino, como uma escola técnica, faculdade, universidade ou instituto de educação profissional. O estágio para alunos de ensino técnico e graduação é voltado para a futura área de atuação, por isso, deve ser compatível com o curso e supervisionado pelo profissional técnico da empresa. Estando regular com a instituição de ensino, essa pessoa já pode buscar oportunidades de estágio”, explica Andrea Vieira, Consultora de Recursos Humanos e de Carreira.

Esta oportunidade precisa partir de uma empresa, o que vem acontecendo de forma recorrente nas Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte, que hoje conta com alguns profissionais no time que começaram como estagiários. “Entrei na Raymundo como estagiária e já foi a realização de um sonho. E assim se iniciou uma nova etapa em minha vida de muito crescimento e muitas conquistas. A empresa proporciona um ambiente de muita humildade e muito amor pelo que se faz. E o que me fez crescer na Raymundo foi vestir a camisa desse legado, ajudar na evolução de pessoas, colaborar com novos projetos e não ter medo de novos desafios, e o principal, é que na Raymundo existe uma equipe de colaboradores e gestores incríveis que acreditam em seu potencial, eles ajudam, ensinam e assim evoluímos juntos”, conta Ariane Novoleto, Química, responsável técnica pela filial Bahia da IRRF (Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte)

A Consultora Andrea Vieira reforça que “a transição de estagiário para contratado é um objetivo muitas vezes almejado e pode ser realizada de forma estratégica e comprometida. É fundamental que o estagiário continue entregando um trabalho de alta qualidade e mantendo uma atitude positiva. Demonstrar comprometimento e dedicação ao longo do estágio é fundamental. Mostrar interesse em assumir responsabilidades adicionais ou participar de projetos desafiadores também despertam o interesse da empresa por este profissional”.

O papel da empresa também é muito importante no processo, Rafael Valença, Engenheiro de produção, que começou como estagiário em 2016 na Raymundo da Fonte e foi contratado logo que se formou em 2018, conta que quando chegou no setor de estágio, foi logo apresentado às rotinas, projetos em andamento e ao projeto dele de estágio, que foi um dos projetos estratégicos da empresa, o qual pode acompanhar desde a concepção, a realização de reports até a execução. “Sem dúvidas foi uma experiência única e enriquecedora profissionalmente, tanto pelas pessoas como pela valorização como profissional e a troca de conhecimentos, a qual levou à minha contratação”, conta Rafael. O engenheiro de projetos da indústria deixa a dica: absorvam todo o conhecimento sem pestanejar e vistam a camisa da empresa que entrarem.

A consultora de carreiras faz um alerta: estar aberto a receber feedback sobre seu desempenho e buscar melhorar com base nas sugestões recebidas também é muito importante. Essa é uma dica que Caio Melo, engenheiro químico, que hoje atua como Analista Sênior de Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos da IRRF também traz: Seja uma pessoa curiosa! “Acredito que a curiosidade seja uma qualidade extremamente importante para o profissional da Raymundo da Fonte. Buscar compreender além daquilo que está no seu cotidiano, ter uma visão holística das áreas, das pessoas, dos processos e da fábrica como um todo, para encontrar como melhor contribuir com o desenvolvimento do nosso grupo. Muito importante também, não tenha medo de perguntar! Conte com as pessoas que estão com você para questionar, entender e aprender. É completamente normal não saber sobre uma máquina, um processo ou uma atividade”, ressalta o engenheiro, que ganha na sua fala o aval do seu gerente. “Relacionamento é muito importante. Nesta área a pessoa precisa ir atrás, ser curioso, não ter medo de errar, experimentar. A gente aprende com o erro. Não pode deixar de fazer as coisas com medo de errar”, ressalta Clóvis Rizzatto, Gerente de Inovação e Líder de Caio.

Está em busca de estágio? Anota as últimas dicas da consultora Andrea Vieira:

  • Use sua rede de contatos. Conexões podem levar a oportunidades de estágio não anunciadas publicamente.
  • Utilizem plataformas como LinkedIn e sites de emprego para buscar oportunidades. Mantenham sempre os seus perfis atualizados e sigam empresas de seus interesses.
  • Preparem-se para as entrevistas, estejam prontos para responderem perguntas sobre suas experiências, habilidades e motivações.
  • Aprendam habilidades que são valorizadas no mercado, como comunicação, resolução de problemas e trabalho em equipe.

Sobre a Raymundo da Fonte

A empresa Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte possui 76 anos de história levando para os lares brasileiros produtos que contribuem para uma vida melhor. O grupo pernambucano possui plantas industriais em Minas Gerais, Ceará, Bahia, Pará, São Paulo, além da matriz em Paulista – Região Metropolitana do Recife (PE).

As diversas marcas da companhia, entre elas, a Brilux, Minhoto, Sonho, Even, Tubarão, Olimpo, Cloral, Muriongo, Filgueira, Alerta, Candura e Sentinela, compõem um portfólio com mais de 300 SKU’s. São produtos de limpeza, higiene pessoal, condimentos e inseticidas, que, desde 1946, fazem parte da família do brasileiro.

Nossas marcas são líderes em eficiência e resultados e atendem as mais diversas necessidades do consumidor brasileiro. Um trabalho comprometido com o meio ambiente e com as pessoas, que se confirma com a nossa responsabilidade em investir em projetos educacionais, capacitação continuada e na valorização dos nossos colaboradores e das comunidades.