Dores nas costas: Qual a posição correta para dormir?
Ortopedista da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Ceará (Sbot-CE) afirma que a escolha do colchão e do travesseiro também é de primordial importância para a saúde da coluna
Uma boa noite de sono permite que o corpo descanse, relaxe e repare o organismo para o novo dia. Dormir pouco e, principalmente, em posições inadequadas, pode ocasionar desconforto, dores nas costas, pescoço e até futuros problemas na coluna. O ortopedista e presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Ceará (Sbot-CE), Leonardo Drumond, explica que a postura ao dormir e o tipo de colchão e travesseiros usados influenciam a saúde da coluna.
“Estudos afirmam que passamos um terço da vida dormindo.Geralmente, uma boa noite de sono dura, em média, de seis a oito horas, um tempo considerável onde a posição de dormir precisa ser a mais adequada possível para não sobrecarregar por muito tempo as articulações e a coluna”, explica.
Colchão e travesseiro
O especialista orienta que o tipo de colchão e travesseiro utilizado tem grande influência sobre a coluna. “O colchão para evitar dor nas costas não deve ser nem muito duro e nem muito macio, pois o mais importante é que se consiga manter a coluna alinhada durante todo o sono”.
Já o travesseiro precisa adaptar-se à cabeça e fazer com que o pescoço fique reto. Ele também não deve ser nem muito alto nem muito baixo. Os travesseiros ortopédicos são ótimas opções pois possuem uma pequena curvatura que serve, justamente, para apoiar bem o pescoço evitando que a coluna se curve.
Postura certa
Para evitar dores e problemas posturais, o Dr. Leonardo Drumond recomenda deitar na cama de lado de forma que o corpo fique alinhado. Ele também orienta usar um travesseiro entre os joelhos e outro apoiado na cabeça, que não deve nem ser muito alto e nem muito baixo. Caso prefira dormir de barriga para cima, o ideal é colocar uma almofada embaixo dos joelhos para facilitar o alinhamento dos quadris, com o objetivo de relaxar a musculatura e diminuir a tensão sobre as vértebras e o impacto na coluna lombar. “Na cabeça recomendo usar um travesseiro baixo para não forçar muito o pescoço”.
Segundo o ortopedista, a posição de bruços é a menos aconselhada e afirma que, caso a pessoa já sinta dores na coluna, a postura vai afetar ainda mais o problema. “Dormir de barriga para baixo faz mal, pois o pescoço e a coluna lombar não ficam em uma posição neutra e isso pode sobrecarregar a musculatura dessas duas regiões”, afirma.