Eventos Culturais

Dragão das Crianças exibe “Festa do Boi Vidança” neste domingo (19)

Atração do programa Dragão das Crianças, a companhia apresenta releituras dos tradicionais festejos do Bumba meu Boi e elementos das festas de Reisado.

Dando continuidade às programações virtuais infantis, por meio do programa Dragão das Crianças, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, apresenta, neste domingo (19), a partir das 17h, no Youtube do Dragão (youtube.com/dragaodomarcentro), o espetáculo “Festa do Boi Vidança”. Gratuita e livre, a produção audiovisual traz uma releitura dos tradicionais festejos do bumba meu boi e outras manifestações culturais, como as festas de Reisado, combinação que resulta num espetáculo repleto de simbolismos e que promete encantar públicos de todas as idades com a riqueza e a potência da cultura popular brasileira.

A obra coreográfica “Festa do Boi Vidança” foi criada e desenvolvida a partir dos laboratórios de criação da Associação Vidança Companhia de Danças do Ceará, que tem como coreógrafa e bailarina Anália Timbó. Segundo a criadora, outro aspecto a ser destacado da apresentação é que ela foi elaborada coletivamente e de forma sustentável. “Os figurinos são todos de material reaproveitado de restos de tecidos de empresas de Fortaleza. As saias são de fuxico, artesanato da cultura nordestina. Foram todos criados e confeccionados pelas mulheres que são mães, avós e tias dos dançarinos e dançarinas do projeto”, afirma Timbó.

A Companhia

Em 1981, Anália Timbó fundou a Associação Vidança Companhia de Danças do Ceará, na região da Barra do Ceará. Sediada no bairro Vila Velha, entre o mangue e o mar, a Associação busca na natureza da sua gente propagar a importância da cultura popular para a formação artística, humana e social de crianças, adolescentes, jovens e adultos que participam de suas atividades formativas. A Vidança é lugar de acolhimento e afeto. Oferece uma jornada de formação nas diversas linguagens artísticas que parte da dança e se ramifica para o esporte, música, artes viso-manuais e corte e costura.  Por ser uma sociedade civil sem fins lucrativos e econômicos, é um espaço socioeducativo que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social em horário complementar ao da escola. Atua pelo combate à exclusão social, pela integração comunitária, contribuindo com a formação cidadã, na geração de renda e trabalho. Tem por propósito maior fazer da arte-educação via de desenvolvimento de potencialidades das pessoas da periferia.