Dragão do Mar segue com série artística “Atos de Liberdade” e apresenta 7 trabalhos ao longo da semana

Com exibições até sexta (26), no YouTube e no IGTV do Dragão do Mar, 7 artistas cearenses apresentam trabalhos relacionados aos ideais de democracia, pertencimento e diversidade, a maioria inéditos.  

Dando continuidade ao ciclo programático “Atos de Liberdade: caminho se faz ao andar”, que desde a última segunda-feira (15) vem exibindo nas redes sociais do Dragão trabalhos em vídeo que perpassam pelos conceitos de democracia, pertencimento e diversidade, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura traz, nesta semana, nova leva de apresentações, reunindo performances de 7 artistas de diferentes linguagens. Com duração aproximada de quatro a dez minutos, as transmissões acontecerão na segunda, na quarta e serão encerradas na sexta-feira (26), sempre a partir das 20h, transitando entre o YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro) e o IGTV do Dragão do Mar (@dragaodomar).  

Na segunda-feira (22), às 20h, no YouTube do Dragão, a intérprete e criadora circense Ana Paula Prudêncio apresentará ‘De onde é que vens’, trabalho que evidencia o corpo e a memória submersos no atravessamento de dores insubmissas de uma mulher preta situada em contexto periférico. Em seguida, às 20h15, a bailarina, performer e atriz Yasmim Salvador lança seu videodança ‘Transmargem’: a partir da mescla entre imagem e dança, une paixões, percepções e devaneios.

Na quarta-feira (24), às 20h, no YouTube do Dragão, ‘Na trincheira’, o poeta Edivaldo Ferrer narra uma guerrilha ideológica onde os combatentes se unem e lançam mão de todos os recursos de que dispõem para resistirem bravamente, apesar de suas diferenças. Depois, às 20h12, no IGTV do Dragão, o multiartista Chico Henrique performa, em ‘Germinado’, um ser místico com traços indígenas e xamânicos, que planta no sertão e vê brotar a cultura do povo nordestino.

Finalizando a programação do Atos de Liberdade, na sexta-feira (26), a atriz e produtora cultural Silvianne Lima apresenta ‘palavra-alma’, a partir das 20h, no YouTube do Dragão. Inspirada na conjuntura de crise sociopolítica brasileira, a artista faz um experimento solo de vídeo a partir da adaptação do texto “O Golpe e os Golpeados”, da jornalista, escritora e documentarista Eliane Brum. Neste mesmo dia, às 20h15, a artista cênica e professora Andreia Pires apresenta ‘Repartição’, solo que faz uma espécie de mapa de movimentos pela cidade de Fortaleza, um rápido suspiro para notar as camadas de uma sociedade desigual e dinâmica, desatenta e forte. Fechando o bloco de apresentações do dia e encerrando a série de exibições do ciclo virtual “Atos de Liberdade”, o bailarino Gerson Moreno apresenta ‘Solo de Muites’, a partir das 20h30. Na videoperformance, o artista faz da dança um testemunho de engajamento estético-político, percorrendo lugares que fazem parte da sua trajetória e fazendo do seu corpo anúncio, profecia e manifestação.

Mais informações sobre as atrações da série podem ser conferidas no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br). Veja, a seguir, a programação do ´Atos de Liberdade: caminho se faz ao andar´ para os próximos dias.

Programação

Dia 22

20h – De Onde é que Vens? – Ana Paula Prudêncio
No Youtube. Duração: 5min44. Classificação: Livre

20h15 – Transmargem – Yasmim Salvador
No Youtube. Duração: 7min49. Classificação: Livre

Dia 24

20h – Na trincheira – Edivaldo Ferrer
Youtube. Duração: 11min. Classificação: 14 anos

20h12 – Germinado – Chico Henrique
IGTV Duração: 7min. Classificação: Livre

Dia 26

20h – palavra-alma – Silvianne Lima
No Youtube. Duração: 5min50. Classificação: 14 anos

20h15 – Repartição – Andreia Pires
No Youtube. Duração: 5min. Classificação: Livre

20h30 – Solo de Muites – Gerson Moreno
No Youtube. Duração: 10min. Classificação: Livre

Sobre a série “Atos de Liberdade: Caminho se faz ao andar”

Democracia, pertencimento e diversidade emergem como questões fundamentais que nos constituem enquanto coletivo, mas que têm sofrido recorrentes ameaças por um levante de movimentos conservadores. O CDMAC convidou artistas do teatro, da dança, da performance e do circo a lançarem suas respostas-interpretações sobre os eixos citados. Cada artista produziu sua obra sem conhecer os demais trabalhos e autores, originando um conjunto de cenas independentes e ao mesmo tempo inter-relacionadas simbolicamente. A iniciativa representa um esforço coletivo para apresentar ao público uma série de obras que evidenciam, além da qualidade técnica, a potência das narrativas dramatúrgicas e sua capacidade para instigar a reflexão sobre o que temos vivenciado e, sobretudo, sobre os rumos que queremos/precisamos seguir.

Participam da ação Altemar di Monteiro, Ana Paula Prudêncio, Andreia Pires, Edivaldo Férrer, Gerson Moreno, Gil Rodriguês, Chico Henrique, Honório Félix, João Paulo Lima, Kaye Djamiliá, Natália Coehl, Sarah Nastroyanni, Poliana Carcará, Georgia Vitrilis, Silvianne Lima, Souza Frota e Yasmim Salvador.

Serviço: Atos de Liberdade: caminho se faz ao andar
Período: De 22 a 26 de fevereiro de 2021
Horário: A partir das 20h
Local: Youtube do Dragão do Mar (youtube.com/dragaodomarcentro) e IGTV do Dragão do Mar (@dragaodomar)
Acesso gratuito