É neste sábado (04/03): Música, cultura popular e artes visuais na abertura da 10ª edição do Festival Alberto Nepomuceno
A 10ª edição do Festival Alberto Nepomuceno (FAN) acontece em março, com apresentações artísticas e ações culturais gratuitas em Fortaleza, São Gonçalo do Amarante e Itapipoca – no assentamento Maceió e na Barra do Mundaú, junto ao povo Tremembé. A programação inicia neste sábado (04), a partir das 10h, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC/UFC), com um concerto do Quarteto da Camerata de Cordas da UFC e o lançamento da série de encontros Leituras Públicas Gilmar de Carvalho, com a participação especial do Mestre da Cultura do Ceará, João Pedro de Juazeiro. Integrando as comemorações de 38 anos do Assentamento Maceió, a DJ Renatinha se apresenta na Praça da Matriz de Itapipoca, às 19h.
De 07 a 12 de março, o festival realiza diversas ações, com destaque para as apresentações e projetos de artistas mulheres, como as performances de Ni de Souza e Paula Yemanjá, denominadas De onde vem o meu Mateu? Caminhos da Memória e Ancestralidades; e Mnemosine: porque a memória é feminina, respectivamente. Há ainda contação de histórias, rodas de conversas, concertos musicais e visitas guiadas aos equipamentos culturais Instituto Sérvulo Esmeraldo e Theatro José de Alencar, contemplando o patrimônio imaterial e material do Ceará.
“O festival fomenta a diversidade cultural e é instrumento de inclusão social e cultural, garantindo em todas as edições uma programação gratuita e aberta ao público em geral. Promove ainda ações de acessibilidade, chega aos alunos da rede pública de ensino e favorece áreas com menor oferta de programação cultural, como a zona rural. Sendo assim, o Festival Alberto Nepomuceno colabora com o fortalecimento dos direitos culturais, valoriza a produção artística do Ceará e contribui para o desenvolvimento socioeconômico do nosso Estado”, ressalta Cris Queiroz, produtora e realizadora do FAN.
O Festival Alberto Nepomuceno é uma realização da Vagalume Produção Cultural e Comunicação. Com agradecimentos à Enel, o projeto conta com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), por meio do edital Mecenas. Além da programação presencial, que segue até 12 de março, o festival lança no final do mês três produtos digitais, sendo um curso e dois podcasts. “O FAN é acessível, plural e inovador, incentivando processos de criação e possibilidades de espaços para arte e cultura”, pontua a realizadora.
Música, cultura popular e artes visuais
Para abrir a programação desse ano, o FAN se une ao projeto Mauc Aberto. Portanto, nesse sábado (04), o museu recebe o público para visitações das 9h às 13h, para as cinco exposições que estão em cartaz. Às 10h, o Quarteto da Camerata de Cordas da UFC se apresenta sob a coordenação da Profa. Dra. Liu Man Ying, que também toca violino com Nadilson Gama, acompanhados de Ana Vitória Santos Silva (violoncelo) e Sílvio Henrique Cordeiro Oliveira (viola).
A partir das 11h, acontece a primeira edição da série de encontros Leituras Públicas Gilmar de Carvalho, com apresentação e mediação da jornalista Izabel Gurgel, jornalista que colabora com a programação artística do FAN. Por seu legado, o pesquisador e professor do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC), Gilmar de Carvalho, foi denominado guardião da cultura brasileira em reportagem sobre seu falecimento, no site El País.
A museóloga diretora, Graciele Siqueira, e Saulo Moreno, museólogo responsável pelo educativo, ambos do Mauc, fazem a abertura dos encontros, seguida por duas rodas de conversa com as professoras doutoras Eleuda de Carvalho e Elba Braga Ramalho. Elas abordam os temas Um Repente para Gilmar de Carvalho e O Cantar da Tradição e Gilmar de Carvalho, respectivamente. O FAN traz ainda João Pedro de Juazeiro, diplomado Mestre da Cultura pelo Governo do Estado do Ceará por sua produção em xilogravura e literatura de cordel. Ele participa com banca de matrizes, xilogravuras impressas, cordéis e livros sobre o homenageado.
“Ouvir as professoras Eleuda e Elba em um mesmo encontro sobre Gilmar nos lembra da sofisticação dos sertões-mundos em suas expressões artísticas”, adianta Izabel. “Bonito ouvir Eleuda de Carvalho sobre Gilmar. Ela e ele com atuação nos caminhos cruzados das artes-comunicação-pensamento. Ressoa especialmente O tutano da tradição, texto dela de apresentação para o Livro dos Mestres – O legado dos mestres: cultura e tradição popular no Ceará, organizado por Dora Freitas e Silvia Furtado com documentação fotográfica de Jarbas Oliveira, publicado em 2017 pela Fundação Waldemar Alcântara”, diz a jornalista.
Ela complementa: “Elba é uma artista, musicista, como Gilmar artista que nos chega via literatura ficcional e dramaturgia. O xilógrafo João Pedro do Juazeiro, que se diz uma cria de Gilmar, ilustra a segunda edição do livro da professora sobre Luiz Gonzaga. O livro tem fotos do Ceará, ‘cearás’, feitas por Francisco Sousa. O projeto gráfico é de Wellington Júnior, aluno de Gilmar que vai se tornar grande amigo e também professor no curso de Comunicação da UFC. Gilmar de Carvalho, uma constelação”.
SERVIÇO
10º FESTIVAL ALBERTO NEPOMUCENO (FAN)
Data: De 04 a 12/03
Locais: Fortaleza, São Gonçalo do Amarante e Itapipoca – CE
Grátis
Mais informações e programação completa: Instagram @soufanfestival
ABERTURA
Data: 04/03
Local: Mauc/UFC – Av. da Universidade, 2854 – Benfica
De 9h às 13h – Mauc Aberto – Exposições abertas à visitação:
Im(per)manências, de Aline Basso
Cadernos de aula. Desenhos e outros estudos, de Aléxia Brasil
Carybé ilustra Jorge Amado: o compadre de Ogum
Mãos que encantam, de Edismar Arruda
Sempre fomos modernos (versão compacta)
10h – Concerto do Quarteto da Camerata de Cordas da UFC – Coordenação: Profa. Dra. Liu Man Ying.
De 11h às 12h30 – Lançamento da série de encontros Leituras Públicas Gilmar de Carvalho
Apresentação e mediação: Izabel Gurgel
Abertura
Graciele Siqueira, museóloga diretora do Mauc
Saulo Moreno, museólogo responsável pelo educativo Mauc
Rodas de Conversa
Um repente para Gilmar de Carvalho – Profa. Dra. Eleuda de Carvalho, jornalista e radialista
O cantar da tradição e Gilmar de Carvalho – Profa. Dra. Elba Braga Ramalho, musicista
Participação Especial
Tesouros Vivos da Cultura: João Pedro do Juazeiro, Mestre da Cultura do Ceará, com banca de matrizes, xilogravuras impressas, cordéis e livros sobre Gilmar de Carvalho
LOCAL: Praça da Matriz do Assentamento Maceió – Itapipoca (CE)
Horário: 19h
Apresentação de DJ Renatinha – Programação 38 Anos do Assentamento Maceió
PROGRAMAÇÃO DE 07 A 12/03*
*Programação sujeita a alterações
Dia 07/03, às 12h
Local: Escola do Campo Nazaré Flor, Assentamento Maceió, Itapipoca
De onde vem o meu Mateu? Caminhos da memória e ancestralidades – performance com Ni de Souza (Barbalha, Cariri), seguida de roda de conversa.
Tesouros Vivos da Cultura: Homenagem à bonequeira Zilda Torres, Mestra da Cultura do Ceará, que foi mestra de Ni de Souza.
Lançamento do boneco inspirado no maestro Alberto Nepomuceno. Criação Zilda Torres.
Dia 08/03, às 12h
Local: Ponto de Apoio do Povo Tremembé da Barra do Mundaú, Buriti do Meio – Itapipoca
Mnemosine: porque a memória é feminina! – Performance poética com Paula Yemanjá (Fortaleza), seguida de roda de conversa.
Dia 10/03, às 15h
Local: Escola Adelino Cunha Alcântara, São Gonçalo do Amarante
Ana Poeira a menina que queria voar
Bordando coração na intenção do pensamento, sobre Maria Bonita e Lampião
Duas histórias ficcionais narradas pela atriz Thailyta Feitosa (Tauá), seguidas de roda de conversa.
Dia 11/03, das 15h30 às 17h30
Local: Instituto Sérvulo Esmeraldo (ISE) – Fortaleza
Visita Guiada ao ISE, com a curadora Dodora Guimarães, presidenta do ISE, seguida de roda de conversa e concerto do Quarteto da Camerata de Cordas da UFC, sob a coordenação da Profa. Dra. Liu Man Ying. Formação: Ana Vitória Santos Silva (violoncelo), Nadilson Gama e Liu Man Ying (violinos) e Sílvio Henrique Cordeiro Oliveira (viola)
Dia 12/03
Local: CineTeatro São Luiz, Fortaleza
Horário: 10h
De Alberto Nepomuceno ao estúdio Ghibli, concerto da Camerata de Cordas da UFC.
Inclui uma prévia do concerto com temas da Disney.
Coordenação: Liu Man Ying e Ana Vitória Santos
Regentes convidados: Paulo Leniuson e Rafael Ribeiro
Músico convidado: Nadilson Gama
Local: Theatro José de Alencar (TJA) – Fortaleza
Horário: 16h
Visita guiada ao TJA com a pesquisadora e artista visual Cecília Calaça (São Paulo – Fortaleza), seguida de roda de conversa. Participação: Yanna Torres ao violino.