Educação financeira para crianças é foco de campanha educativa da Sicredi Ceará Centro Norte

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, difundir conhecimento sobre finanças ajuda empreendedores e a sociedade em geral a cuidar melhor de sua saúde financeira, especialmente quando a economia enfrenta novos desafios a cada dia. Com esse objetivo, a Sicredi Ceará Centro Norte acrescenta mais uma etapa à sua campanha “Quem coopera, educa” nas redes sociais, dessa vez com foco no público infantil. A ideia é que os pequenos aprendam o quanto é importante lidar com a economia e entendam a relevância do assunto desde logo cedo.

Com vídeos e posts trazendo dicas, todos com linguagem lúdica e elementos gráficos de temática leve, a campanha está no perfil da cooperativa de crédito (@sicrediceara), incentivando os pais a apresentar a seus filhos ideias como gerenciamento financeiro, com a concessão de mesada, uso do cofrinho, para demonstrar como economizar, e consumo sustentável. Um hotsite (https://www.sicredi.com.br/sites/educacaofinanceira/para-criancas) com jogos e outras atividades também foi disponibilizado pela Sicredi Ceará como apoio, para ser explorado em conjunto com as crianças.

Para Marcos Aragão, diretor executivo da Sicredi Ceará Centro Norte, “o principal foco da campanha é formar, por meio de conteúdo e dados relevantes, pessoas responsáveis financeiramente, bons poupadores e investidores. Com isso, é possível alcançar uma vida financeira saudável e ter independência, com controle de gastos e consciência dos próprios ganhos e receitas”.

Ações anteriores

Em outras fases, a campanha teve destaque para pessoa física e empreendedores, oferecendo materiais como checklist voltado para receitas e despesas, planilha de gastos, infográfico com informações sobre alternativas oferecidas pelas instituições financeiras para auxiliar na manutenção dos negócios, e newsletter, com divulgação também nas redes sociais da cooperativa. A ação foi criada para auxiliar as pessoas a lidarem com a crise relacionada a pandemia. A fase voltada para crianças encerra a campanha, atingindo diferentes perfis com distintas necessidades na hora de cuidar das finanças, sejam pessoais ou empresariais.

Em tempo

Além de oferecer direcionamento financeiro em campanhas como esta, a Sicredi disponibilizou para seus associados o “Sicredi Conecta”, aplicativo que funciona como uma rede de divulgação de produtos e serviços entre os cooperados.

O público em geral também pode acompanhar os desdobramentos do atual cenário por intermédio do “Análise do Dia – um Podcast do Sicredi”. As gravações são conduzidas pelo economista-chefe da instituição, Pedro Ramos, e abordam diariamente os reflexos da crise gerada pelo coronavírus na taxa cambial e no mercado financeiro, além das medidas tomadas para minimizar impactos. Os podcasts são divulgados à noite, de segunda a sexta-feira, no site do Sicredi (www.sicredi.com.br/economia) e também nas plataformas digitais Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.