Em Missão Empresarial na Europa, comitiva do Sindienergia visita Embaixada do Reino Unido e almoça no Parlamento Inglês
Dando prosseguimento à segunda semana de programação da comitiva do Sindienergia e convidados em Missão Empresarial na Europa, o grupo esteve ontem (13) na Embaixada do Brasil junto ao Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda do Norte, onde reuniu-se com o Embaixador Fred Arruda e convidados. Na oportunidade, os membros da Missão apresentaram o Ceará e o seu potencial, o trabalho da Federação das Indústrias do Ceará e o Sindienergia, com a pluralidade das empresas que agrega. O presidente Luis Carlos Queiroz frisou em sua fala o respeito e a honradez do Ceará com os seus contratos, classificando como “um ambiente regulado e seguro para todos os investidores”. O presidente também ressaltou as inúmeras parcerias que o estado tem fechado com multinacionais nos últimos anos, em especial do setor de energia.
Também nesta segunda-feira (13), os membros da Missão Empresarial tiveram outros importantes encontros, abrindo a programação do dia no evento “Oportunidades do Ceará no Reino Unido”, destacando o potencial do Estado, apresentando o HUB de Hidrogênio Verde, o trabalho da FIEC e do Sindienergia com os seus associados e a cadeia com a estrutura necessária para os investidores interessados em apostar no estado. A comitiva almoçou no restaurante do Parlamento Inglês com o Enviado do 1º Ministro do Reino Unido, o deputado Marco Longhi, responsável pelo tema das energias renováveis no Brasil. Marco esteve no Ceará na semana passada visitando o Porto do Pecém e o encontro de ontem deu continuidade à visita à Fortaleza. A comitiva presenteou Longhi com uma cachaça cearense, valorizando e dando destaque a um produto da terra.
Os membros da Missão Empresarial fecharam a agenda do dia reunindo-se com o Ministro de Energia do Reino Unido, Greg Hands, e em visita à sede da Storegga, empresa inglesa que está desenvolvendo infraestrutura em todo o ecossistema de carbono – captura, transporte e armazenamento geológico profundo permanente, possibilitando oportunidades, como geração de hidrogênio com baixo teor de carbono e captura direta do ar.
Importantes parcerias
A comitiva encerrou a semana passada, na última sexta (10), já em Londres, visitando a Catapult, uma espécie de “Senai inglês” criado pela Monarquia. Trata-se de uma instituição privada, que recebe fundos do Governo inglês e tem a obrigação de fazer negócios, sempre criando novos mercados para não concorrer com as empresas atuais. Então, o papel da Catapult é justamente promover desenvolvimento e inovação no Reino Unido, tendo, atualmente, o hidrogênio verde como um novo mercado.
Dessa forma, enquanto representantes da Federação das Indústrias do Ceará na Missão e com o peso do sindicato da área de energia, a comitiva iniciou, na ocasião, as articulações para tentar trazer a Catapult para o Ceará, o que deverá gerar bons frutos. Inclusive, o grupo aproveitou para falar do Habitat de Inovação do Senai, que tanto a B&Q quanto a HL Soluções Ambientais, associadas ao Sindienergia, fazem parte e o presidente Luis Carlos Queiroz convidou a Catapult a conhecer e a fazer parte do HUB cearense. Foi uma reunião bastante proveitosa no estreitamento da relação e enriquecedora na parte de inovação.
Finalizando as atividades do dia, o grupo esteve na Lightsource bp, mais uma empresa que assinou memorando com o Governo do Estado do Ceará para produção de hidrogênio verde. Na oportunidade, o Diretor de Tecnologia e Inovação da bp explanou sobre todo o cenário de hidrogênio verde da empresa, revelando mais uma multinacional que já está investindo tempo, conhecimento e recursos para a pauta do hidrogênio verde, ratificando, mais uma vez que a nova fonte é uma exitosa realidade. Eles já dispõem, inclusive, de um projeto de 20 megas, que atualmente é a maior planta do mundo e, em 2024, planejam 1,5 gigas de eletrólise.
Participam da comitiva: o presidente do Sindienergia, Luis Carlos Queiroz; o vice-presidente do sindicato, Renato Albuquerque Felipe; o diretor de Geração Centralizada, Luiz Eduardo Moraes; o diretor de Regulação, Bernardo Santana; a diretora de Meio Ambiente, Laiz Hérida; o Secretário Executivo da SEINFRA, Adão Muniz; e o Consultor de Energias Renováveis da Sedet, Constantino Frate. O grupo está realizando a Missão desde o último dia 6 e seguirão até o próximo dia 17.
Dados Informados pelo Grupo Lightsource bp :
• A Lightsource bp não tem nenhum memorando assinado com o Governo do Estado de Ceará sobre o hidrogênio verde. Nem o bp.
• A Lightsource bp acredita que o maior eletrolisador da Europa (não do mundo) seja atualmente de 20MW, mas não é da Lightsource bp.
• A Lightsource bp não tem um plano anunciado para ter 1,5 GW até 2024. O único plano anunciado é de 25 GW até 2025, globalmente.