Em plenário da Câmara, deputado federal Luiz Gastão apresenta ações no combate à fome no Ceará
Em sessão solene pela Campanha da Fraternidade, nesta segunda-feira (13), o deputado federal Luiz Gastão (PSD/CE) fez seu primeiro discurso na tribuna da Câmara dos Deputados, destacando as ações do Mesa Brasil, programa que criou na gerência da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo (Fecomércio/CE) para combater a fome no estado.”Há mais de anos invisto meu tempo e energia para a erradicar a fome no Brasil, a partir do estado do Ceará.
O Mesa Brasil é uma rede de solidariedade que promove uma economia humana e solidária”, frisou o deputado. “Não podemos parar em promessas. Precisamos realizar ações efetivas para extirpar este mal da nossa nação”.Ao longo de 2022, o programa Mesa Brasil distribuiu 4.108.152 kg de alimentos em 171 municípios do Ceará. No total, o programa conta com 436 parceiros na doação dos alimentos que beneficiam 717 instituições.
Os bancos de alimentos ficam sediados em Fortaleza, atendendo a capital e a região metropolitana; na cidade Sobral, com abrangência para a região Norte; em Iguatu, atende o centro-sul do estado; e Cariri, com sede em Juazeiro do Norte.
Segundo levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, 9 % da população brasileira enfrenta quadro de fome, o que representa 19,1 milhões de pessoas distribuídas tanto em áreas urbanas como rurais, especialmente na região nordeste que concentra a maior parte das pessoas nesta grave situação de insegurança alimentar – 7,7 milhões de pessoas.”Cada vez mais as ações do Mesa Brasil são urgentes, e para além da doação de alimentos.
Com o crescimento da fome, alastra-se também outras vulnerabilidades, que demandam respostas urgentes, tanto do setor público, quanto do setor privado”, discursou Gastão.Estiveram presentes na sessão solene o secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Joel Portella, e parlamentares solidários à causa. A Campanha da Fraternidade 2023 traz para o debate público o tema “Fraternidade e fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).