Emagrecimento corporal e a flacidez facial: o que fazer?
Perder peso não é fácil. E essa parece ser a luta de muitos brasileiros. Mas, para quem conseguiu fazer uma reeducação alimentar, cirurgia bariátrica ou optou por uma atividade física e está mais magra, surge um outro problema: a flacidez facial e o excesso de pele, que afetam a autoestima e trazem descontentamento em muitas pacientes.
De fato, é comum que a alegria alcançada pelo emagrecimento do corpo seja substituída em pouco tempo pela insatisfação com a pele do rosto, a qual pode ficar mais flácida, com aspecto de “derretimento”, causado pelo excesso de pele.
Nesse sentido, muitas pessoas procuram ajuda por se sentirem constrangidas durante os encontros sociais, devido ao referido problema, sobretudo porque a face é a parte corporal que está sempre exposta.
“Um processo de perda de peso tem ainda implicações também no rosto, afinal,perdemos gordura no corpo inteiro, e isso nem sempre agrada”, afirma Dra. Eduarda Diógenes, especialista e referência em Harmonização Orofacial no Ceará.
Para evitar a dor de cabeça, a especialista indica, antes mesmo de iniciar o emagrecimento corporal, a utilização da tecnologia de ultrassom microfocado para que haja o fortalecimento dos ligamentos inseridos na face.
“Principalmente para ajudar em uma lipoescultura da face para que fique mais definida, firmando-se com a ancoragem dos ligamentos profundos da face .” explica.
Outros itens que podem ser inseridos no tratamento são a aplicação de bioestimuladores de colágeno como, por exemplo, o Sculptra, além de alguns skincares à base de vitamina C e colágeno para ajudar o firmamento da pele nesse processo.
No pós-tratamento, depois dos resultados referentes ao emagrecimento corporal, podem ser adotados todos os tratamentos para flacidez e ancoragem muscular, através de preenchimentos de sustentação, como o MD
Codes .
“Também podemos continuar com o tratamento de tecnologia de ultrassom microfocado para contração imediata da pele e reposicionamento muscular, fazendo cuidadosamente a reposição volumétrica com preenchimentos faciais , devolvendo o formato da face em pontos específicos”, pontua Dra. Eduarda. Bioestimuladores injetáveis também podem ser usados, auxiliando no revunescimento a médio e longo prazo.
“É importante seguir sempre a linha de tratamento para a preservação de uma face naturalizada e que mantém as características individuais únicas de cada pessoa,”comenta.
Portanto, deve-se conciliar o processo de emagrecimento corporal com os cuidados necessários para que o rosto se mantenha com a pele firme e com a volumização adequada. Somente com essa conciliação de tratamentos as pacientes sentirão bem- estar e satisfação plena.