Empreendedora Carol Mello aborda a importância de conexões entre mulheres na Ceará Gera Negócios
No cenário em que as mulheres continuam em desvantagens, mesmo representando 52,2% (109,4 milhões) da população residente no Brasil – dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE-2021), as conexões precisam ser fortalecer cada vez mais. Na locação de capital, as startups fundadas exclusivamente por mulheres receberam apenas 0,04% dos financiamentos. Na área de inovação, elas somam menos de 10% neste mercado tão promissor. O índice só é superior, 55% de acordo com uma pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM), quando diz respeito às empreendedoras que criaram seus negócios como forma de sobrevivência.
Com o propósito de contribuir para que esses índices melhorem, a empreendedora e presidente do Conselho Nacional de Mulheres Empreendedoras e Inspiradoras ELOS POR ELAS, Carol Mello, é a palestrante convidada desta quinta-feira (19), às 19 horas, da Feira de Multinegócios e Empreendedorismo do Cariri – Ceará Gera Negócios. Para o público presente no Centro de Eventos do Cariri, ela abordará o tema “Relacionamentos e Conexões para Gerar Networking de Referência”. Inquieta e apaixonada por construir marcas com vida, emoção e significado, a empreendedora de 42 anos é coautora do livro “O que aprendi com a pandemia?”, que trata o tema de forma leve, bem humorada e com bastante conteúdo.
Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Carol Mello está sempre em busca de novos conhecimentos e atenta a ampliar a rede de conexões, fazendo que mais mulheres possam movimentar entre si os seus negócios e ainda indicar para outras pessoas. Mas, infelizmente, ainda têm muitas mulheres que não estão se conectando, seja por não ter tanta intimidade com as redes sociais – hoje em dia, é fundamental entender como utilizar esta ferramenta -, ou mesmo por ainda ver em outra mulher uma concorrência. “Para crescermos, precisamos estar unidas. Uma apoiando a outra. E as redes sociais são as grandes aliadas para as empreendedoras”, reforça.
“É preciso observar, também, como se deu o empreendedorismo na vida de uma mulher. Aquelas que procuraram abrir os seus negócios por necessidade, muito provavelmente encontrarão vários obstáculos no caminho e precisarão do incentivo do poder público para deixar apenas de sobreviver e passar a empreender”, observa Carol Mello. No caso de outras mulheres que já possuem a veia empreendedora, o seu conselho é criar relacionamentos e conexões para gerar networking de referência. Por sinal, esse é o tema da sua palestra e promete ser bastante incentivadora.
Sobre Carol Mello Como diretora Administrativa Financeira na HS Tecnologia, é responsável pelas atividades dos setores Administrativo (compras, pessoal, contabilidade, jurídico e financeiro), RH (contratações, gestão de benefícios e apoio ao colaborador), Marketing (endormaketing e comercial). Além de sócia da Reimagine Comunicação, fundou no início deste ano o Conselho Nacional de Mulheres Empreendedoras e Inspiradoras – ELOS POR ELAS, sendo a atual presidente. No seu currículo, conta ainda, diversas atuações em posições de liderança: presidente da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação no CE (Assespro); presidente da Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE-Fortaleza); vice-presidente do Sindicato das Empresas de Tecnologia da Informação do CE (Seitac); diretora de Comunicação da Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE); presidente do Bloco Mercosul de Jovens Empresários; e presidente do Conselho Consultivo da AJE-CE (cargo que foi encerrado neste dia 18 de maio, durante a solenidade de posse da nova diretoria executiva para o ano de 2022, na sede da Federação das Indústria do Estado do Ceará (Fiec).