Empreendedorismo, Inovação e a Tecnologia Educacional de Outro Mundo
Professor Tales de Sá Cavalcante acredita e faz parcerias e investimentos na inovação e tecnologia. Sempre estimulando o empreendedorismo
A cada dia, as Edtechs ganham mais espaço. De aplicativos a startups, esse universo se expande quando as palavras de ordem são aprender e empreender.
No mundo da tecnologia digital, as Edtechs, abreviação de “education technology”, são startups com soluções inovadoras para professores, alunos e colaboradores das instituições de ensino. Por isso, elas têm sido grandes parceiras da Organização Educacional Farias Brito.
Do que falamos, afinal? Do simples uso de um aplicativo, voltado ao aprendizado da Matemática, para alunos do Ensino Fundamental, à implementação de sistemas mais complexos de administração de dados, para gestores. Ou seja, estratégias de uma startup, uma empresa nova, que muitas vezes atua com tecnologia no setor da Educação.
As Edtechs, a exemplo das já conhecidas Fintechs no segmento de finanças, aplicam tecnologia de ponta no desenvolvimento de novas soluções e respondem aos desafios, como os enfrentados durante a pandemia da Covid-19. Em momentos assim, algumas instituições se ressentem, enquanto outras se destacam, como a Organização Educacional Farias Brito, que contou com a sua experiência de forte atuação nesse cenário, mesmo antes da pandemia.
Ao firmar parcerias na área, o FB Ideias, que atua principalmente na Internet, sendo o braço do setor de inovação e novos negócios do Farias Brito, atraiu para o seu portfólio empresas de Educação de envergadura nacional, alcançando do Ensino Básico ao Superior.
Esse é um novo mundo em que a atuação do Farias Brito cria conexões e oportunidades profissionais, tanto na aquisição do conhecimento, por meio de soluções tecnológicas, quanto no aprimoramento de competências interpessoais, como liderança e empreendedorismo.
Basta um clique para entrar e fazer parte desse universo de incríveis possibilidades ao alcance das mãos. O FB Online, plataforma online que comporta a escola preparatória para o Enem e para outros vestibulares, inclusive Medicina, Direito, ITA e IME, já impactou a vida de alunos de todos os estados do Brasil.
A ENGINEME é a mais nova sócia do Farias Brito no setor das Edtechs. Essa startup, que atua principalmente no Ensino Superior e é responsável por uma engenharia “mão na massa”, demonstra o quanto a Instituição acredita na superação dos limites e na preparação de profissionais inovadores e capazes de responder às demandas de um mercado cada vez mais exigente.
A ENGINEME nasceu da atitude empreendedora de Orlando Lustosa, engenheiro civil formado pelo ITA. No intervalo de um ano, a Edtech já ministrou cursos na área de projetos a mais de mil engenheiros e já formou mais de 8 mil profissionais que geralmente, após o curso, não têm dificuldade de fechar contratos e são desafiados a ter uma grande oportunidade nas mãos já ao término da imersão.
Engenheiros civis, técnicos de edificação e arquitetos que buscam formações mais orientadas ao mercado de trabalho têm obtido expressivos resultados com a ENGINEME. Somente no ano passado, foram realizados 13 cursos no campo da Engenharia Estrutural, e o plano, em 2022, é expandir essa atuação a outras áreas da Engenharia, como o BIM (Building Information Modeling) e Gestão de Obras. ”A aposta dessa parceria é levar a excelência do modo de educar Farias Brito para novos segmentos da sociedade e, assim, impactar mais vidas”, afirma Orlando Lustosa.
Essa é mais uma atuação do Farias Brito na Web, agora ampliada pela sociedade com a ENGINEME. Orlando chega para atuar como sócio da ENGINEME e para agregar valores à parceria, como apoiar o crescimento dos negócios digitais da Organização.
A conquista de novos universos traduz bem uma Instituição de Ensino com 87 anos de uma trajetória sempre na vanguarda e rumo ao infinito.