Empresas de recrutamento encontram no TikTok novas ferramentas para seleção
Com a geração “Z” em evidência, as ferramentas digitais e o uso das redes sociais, só aumentam as possibilidades de encontrar o perfil do novo profissional através destas plataformas. De olho nesse movimento, a plataforma está testando um recurso que permitirá que os jovens usuários encontrem oportunidades de emprego.
Isso mesmo. Os formatos de apresentação de currículos deixam o impresso e passam a receber edições, efeitos e até dancinhas para viralizar. A rede, que tem como missão “inspirar a criatividade e trazer alegria”, agora reúne não apenas desafios de dança, vídeos com imitações e tutoriais, mas também TikToks com dicas sobre carreiras e habilidades profissionais.
De acordo com dados do próprio app, 67% dos TikTokers têm menos de 25 anos e fazem parte de uma comunidade que apoia a diversidade e a autenticidade. São essas características que atraem olhares de empresas que procuram perfis jovens, inovadores e criativos.
Para o psicólogo e sócio-diretor da Vivaz Soluções em RH, Victor Ibiapina, os recrutadores e empresas devem acompanhar esta transformação para entender sobre a diversidade e o retorno positivo que eles atraem para a empresa. “A geração Z é livre e cheia de originalidade. Estes perfis também são grandes profissionais se usados de forma correta e acessível”, afirma Victor Ibiapina.
Com a pandemia, os recrutadores passaram a usar ferramentas virtuais para efetivar suas entrevistas e seleções. Este modelo de TikTok é semelhante ao que vem sendo utilizado neste período. “As entrevistas de candidatos através de videoconferências ou plataformas online se tornaram rotina. O que estamos incluindo nos processos, que os candidatos informem suas redes sociais, assim, passamos a conhecer melhor seus interesses, afinidades com a vaga e seu comportamento. O TIKTok como o LinkedIn tem canais que otimizam e ajudam os recrutadores a conhecer melhores seus candidatos”, completa Victor.
Embora o LinkedIn seja a rede social profissional mais usada do mundo, o formato tradicional do site talvez não agrade os jovens da Geração Z. O TikTok foi o aplicativo mais baixado do mundo em 2020, e, de acordo com levantamento prévio, também é o app mais baixado do mundo em 2021 até o momento. É inegável o poder e a influência do app, especialmente junto aos mais jovens.