Escola de Carnaval abre inscrições para o curso Gestão Cultural para Agremiações Carnavalescas
A Fundação Silvestre Gomes, contemplada com o II Edital Escolas Livres de Cultura, após o sucesso do curso de “Elaboração de Projetos de Desfiles de Carnaval”, iniciará no dia 06 de março mais um curso: Gestão Cultural e Planejamento Estratégico Para Agremiações Carnavalescas. Este curso, assim como os demais ofertados pela Escola de Carnaval do Ceará, tem como propósito habilitar profissionais para todas as etapas da cadeia produtiva do ciclo momino. Embora seu público prioritário seja composto por pessoas das agremiações carnavalescas, para este curso a Escola amplia o leque oferecendo vagas para produtores e gestores culturais de outras áreas que tenham interesse em atuarem junto às agremiações de carnaval. Decisão tomada a partir da constatação no primeiro curso, da necessidade de se ampliar as possibilidades de formação de novos quadros para este campo cultural.
“A Escola de Carnaval é um projeto pioneiro não apenas no Ceará, mas também, no Brasil. Com o apoio da Secretaria Estadual da Cultura, estamos nos empenhando em levar conteúdos completos para contribuir para o fortalecimento das agremiações carnavalescas capacitando-as em: elaboração de projetos, Gestão, planejamento estratégico, produção de desfiles, prestação de contas, entre outros conhecimentos relacionados à gestão cultural para o ciclo momino. Neste curso, inclusive, os participantes entrarão em contato com o universo da Gestão Cultural de um modo geral, ao mesmo tempo em que exercitarão a aplicabilidade desses conteúdos no fortalecimento das agremiações carnavalescas, numa ação pedagógica que alia teoria e prática. ” – Diz Eliza Gunther, coordenadora pedagógica da ESCA.
A Escola de Carnaval do Ceará, tem sua programação estruturada em 02 percursos: 1) Gestão Cultural Para Agremiações Carnavalescas; 2) Artesania para o Carnaval; ao todo são 06 cursos com 96 horas de duração em cada um deles, os cursos são independentes e podem ser feitos de forma livre. Após o curso de gestão, encerrando o primeiro percurso, será oferecido o curso de produção cultural associada ao ciclo momino. No segundo momento ou segundo percurso, os cursos serão voltados para a artesania e processos criativos do Carnaval, envolvendo todas as etapas criativas para a produção de um desfile. Os alunos terão aulas teóricas e práticas de produção de adereços, figurino, construção de carro alegórico e uso das mídias digitais.
Todos os cursos são gratuitos, as inscrições para o segundo curso estão abertas pelo link, https://forms.gle/J2L46R4BmekUxd4k8 as vagas são limitadas. O link para inscrições permanecerá aberto enquanto durarem as vagas.
Sobre a Fundação Silvestre Gomes
Criada em 1999, a Fundação Silvestre Gomes é uma instituição sem fins lucrativos que foi idealizada por um grupo de moradores do bairro Rodolfo Teófilo com o propósito de desenvolver ações educativas, sociais, esportivas e culturais para oferecer oportunidades de melhorias para as populações de baixa renda. A Fundesg realiza oficinas artístico-culturais de variadas linguagens para crianças e adultos, disponibilizando espaços para ensaios de grupos artísticos, salas de leituras, cineclubes e realização de eventos em praças públicas.
Serviço
Escola de Carnaval do Ceará
Curso Gestão Cultural e o Planejamento Estratégico para Agremiações Carnavalescas
Período – 06 de março a 07 de abril
Aprendizado teórico e exercícios práticos em sala de aula, (segunda, quarta e sexta) – 45 horas/aula
Visitas Técnicas/ Estágio supervisionado – 30 horas aula (Com as agremiações carnavalescas, em horários e dias a serem previamente combinados com os participantes e agremiações parceiras)
Mentoria/ 21 horas-aula
Carga Horária Total – 96 horas aula
Horário 18h30 às 21h
Local: Rua Frei Marcelino, nº 1511, em frente à Areninha do Rodolfo Teófilo.
Informações: (85)98746 3924
Inscrições: https://forms.gle/J2L46R4BmekUxd4k8