Especialista aponta os cinco erros mais comuns de empreendedores iniciantes

Com a crise econômica ocasionada pela pandemia do coronavírus, o empreendedorismo tornou-se o principal meio para fugir dessa realidade. Conforme os dados do Portal do Empreendedor, o registro de novos microempreendedores individuais (MEIs) cresceu na quarentena, com isso, o Brasil chegou a 10 milhões ao longo da pandemia.

Mas tirar a ideia do papel não é fácil. Por isso, Wesley Lucena, gestor da jornada Criação de Negócios do Programa Corredores Digitais, apontou os cinco erros mais cometidos por quem está começando a empreender. “Empreender é uma jornada árdua, mas bastante gratificante. A falta de planejamento, seja ele financeiro ou de mercado, é o principal erro cometido por empreendedores iniciantes. Antes de colocar em prática, é preciso muito estudo e preparo”, relatou Wesley. 

Confira abaixo os cinco erros mais comuns: 

  1. Não realizar um planejamento financeiro

Não basta apenas calcular o valor necessário para a sua empresa abrir as portas. É preciso projetar receitas, despesas e investimentos a curto, médio e longo prazo. Ter isso em mente ajudará na tomada de decisão sobre novos gastos e eventuais cortes de custos.

  1. Não traçar objetivos e métricas

Ter objetivos bem definidos é essencial para nortear as suas ações e jornada evolutiva. Além disso, as métricas servem para que a empresa saiba se está no caminho certo ou não.

  1. Não investir em comunicação e marketing

Como você quer conquistar novos clientes, se eles não sabem da sua existência? É para isso que serve um plano de comunicação e marketing: para fazer do seu negócio a vitrine. 

  1. Não atuar de forma regularizada

 É importante atuar formalmente para não comprometer o crescimento do seu negócio. Pode até ser tentador fugir dos impostos no começo, mas regularize a sua empresa o quanto antes, seja com a abertura de um MEI ou CNPJ. 

  1. Falta de conhecimentos sobre gestão

A má administração é um dos principais motivos para o fechamento dos negócios. Estude e pesquise sobre gestão. Além disso, conte com o auxílio de especialistas da área também.

 Sobre o Corredores Digitais 

O Corredores Digitais é um programa de inovação voltado para o desenvolvimento de empresas, produtos e negócios em áreas estratégicas da economia do Estado do Ceará, realizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE). A iniciativa atende projetos inovadores em diferentes fases. Além de oferecer acesso a benefícios, como: mentorias, vantagens de empresas parceiras, capacitação e networking.