Estácio Ceará e CAACE farão plantão tira-dúvidas ao vivo sobre declaração do Imposto de Renda
Se há um assunto que está sempre em evidência no mês de abril – e em 2021 não podia ser diferente – é o Imposto de Renda. O tema está inserido na vida de milhões de brasileiros e, mesmo assim, ainda gera incertezas, questionamentos e até mesmo insegurança quando chega a hora de entregar a declaração. Ainda mais que o cenário atual é atípico devido à pandemia do novo coronavírus.
Pensando em dirimir tais dúvidas e buscando direcionar a quem não se sente plenamente seguro com relação ao assunto, a Estácio Ceará – por meio de seus Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) – firmou uma parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), que resultará em um plantão tira-dúvidas sobre a DIRPF, na próxima sexta-feira (16), das 10h às 14h, com a participação de advogados, professores, coordenadores e monitores, por meio da plataforma Zoom.
A ação, intitulada “Faça seu imposto valer a pena”, será transmitida ao vivo no canal oficial da CAACE (Caaceoab) no YouTube. Os participantes do plantão ficarão atentos aos internautas que enviarem comentários e mensagens diretas durante a live interessados em dicas, procedimentos, soluções, prazos e direcionamentos na hora de declarar o imposto.
Ação válida e eficaz
Para Vânia Freitas Lopes, coordenadora do curso de Ciências Contábeis (Campus Centro), o momento é de entendimento para saber o destino do seu dinheiro. “Nossa missão é esclarecer aos contribuintes e à comunidade em geral maiores detalhes sobre a declaração, como também a destinação desse imposto, fazendo entender que o tributo vale a pena sim. Muitos desconhecem que se pode destinar até 3% do valor ao fundo ligado ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e mais 3% ao Fundo de Apoio ao Idoso, ou seja, declarando seus impostos você também age com cidadania e faz o bem”, explica.
Sávio Aguiar, presidente da CAACE, entende que a união das duas frentes em plantões virtuais é de extrema importância. “Iniciativas assim são relevantes à sociedade. Conseguimos unir o apoio jurídico com a expertise dos especialistas contábeis e, assim, seremos assertivos no que diz respeito a solucionar questionamentos e elucidar dúvidas. Estamos percebendo que as lives são ferramentas que chegam a centenas, milhares de pessoas e de uma forma rápida, direta. Espero que muitos que ainda possuam algum tipo de incerteza para com seu Imposto de Renda possam acompanhar a transmissão e se sentir totalmente capaz”, projeta Sávio.