TV News

Estudantes podem participar da convocatória fotográfica “Abraço a Terra – Uma Experiência Imersiva”

Universitárias residentes em Fortaleza agora podem participar do projeto “Abraço a Terra – Uma Experiência Imersiva”. A chamada vem tecer diálogos entre arte e Natureza, como parte do aniversário de cinco anos do Coletivo Sol para Mulheres. Inscrições online e gratuitas até 22 de novembro

O projeto “Abraço a Terra: uma experiência imersiva” entra em nova fase. Até o próximo dia 22 de novembro, estudantes universitárias das áreas de Comunicação, Artes Visuais e Audiovisual podem participar da convocatória fotográfica de forma totalmente gratuita e online.

Ao celebrar cinco anos, o Coletivo Sol para Mulheres reitera seu compromisso em promover reflexões teórico-práticas pujantes sobre narrativas contemporâneas. Dessa vez, a chamada deve confluir artistas, fotógrafas e estudantes de diferentes territórios de Fortaleza, ampliando seus olhares sobre as riquezas naturais e as diversas vidas que compõem a paisagem da capital cearense.

Nessa proposição, um ciclo de palestras vai abordar a arte como protagonista de um diálogo que traz à tona a coexistência entre natureza e sociedade em meio ao cenário de mudanças climáticas e desafios ambientais. A imersão de escuta virtual contará com estudiosos/as e pesquisadores/as do contexto em que vivemos.

Em um outro momento da formação, a artista visual e fotógrafa Waléria Américo conduzirá uma vivência imersiva com foco nas Narrativas Imagéticas Contemporâneas e a partir da Geografia Urbana. A proposta une sensibilidade artística e compromisso socioambiental durante quatro encontros.
Na fase seguinte, o programa vem propor um exercício de multiplicidade de usos, experimentações e criatividade no fazer artístico: as participantes visitarão espaços verdes de Fortaleza, entre Parques, Praças ou áreas de preservação, para a captura de imagens que traduzam a relação do ambiente natural com a cidade e com os corpos, memórias e experiências de cada um/a de nós.

A programação formativa culminará na criação de um portfólio coletivo em versão digital, reunindo produções e reflexões realizadas no processo. Os trabalhos serão apresentados ao público em um evento virtual, conectando arte e sustentabilidade. O portfólio ficará disponível no canal do Youtube da Imagem Brasil Galeria.

A iniciativa do Projeto é mediada pela Imagem Brasil Galeria e Coletivo SOL para Mulheres, sendo conduzida por Patrícia Veloso, idealizadora do Coletivo. “Essa convocatória é um convite para que possamos contribuir com este movimento que, mais do que um projeto artístico, é um gesto de atenção e cuidado com o Planeta”, afirma Patrícia.
O Abraço a Terra é um projeto aprovado pelo Edital nº 9373/2023, nos termos da Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo), através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).

ABRAÇO A TERRA
O projeto “Abraço a Terra” vai além de um evento artístico. É um espaço para escuta, ação e transformação, onde a Natureza assume o papel central e a arte torna-se sua voz expressiva a partir de narrativas que emergem das vivências com o nosso entorno.

A capital cearense possui 25 parques urbanos, 5 unidades de conservação e 3 micro parques criados, fundamentais no contexto urbano para conter o aumento do calor, melhorar a qualidade do ar e permitir o bem-estar da população. As áreas verdes, como espaços arborizados, contribuem para a redução dos efeitos das emissões de carbono e para a preservação de espécies de fauna e flora.
Ao final de seu percurso, o projeto “Abraço a Terra – Uma Experiência Imersiva” amplia a visibilidade de questões emergentes para públicos diversos e valoriza o cenário local, fortalecendo a atuação de artistas mulheres.

WALÉRIA AMÉRICO
Natural de Fortaleza-CE, é professora na Universidade do Amazônia e Doutoranda em Artes na Universidade Federal do Pará. Também é Mestre em Arte Multimedia pela Universidade de Lisboa. Suas pesquisas põem em tensão questões que permeiam o corpo e o entorno, a arquitetura e a paisagem, abrindo novas perspectivas de orientação espaço-temporal. Durante sua carreira artística, realizou diversas exposições e foi agraciada com premiações no Brasil e exterior. Recentemente, a curadoria de “Performar” com artistas contemporâneos dos anos 2000 na Caixa Cultural de Fortaleza. Além disso, participou das exposições Nada a temer, nada a conquistar, na Galeria Kamara Kó, em Belém PA, (2023); 50 Anos Unifor Plástica – Afinidades Eletivas, Fortaleza CE (2023); Se Arar, Pinacoteca do Ceará, Fortaleza (2022); Espelho Labirinto – Coleção Sérgio Carvalho, Brasília (2022); Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, Belém PA (2021); Dystopie Sound Art Festival 2020 Berlim Brasilien (2020), dentre outras.

CONEXÕES DESDE A INFÂNCIA
Para proteger a vida na Terra é necessário agir pautados pela ação solidária e por conexões participativas que nutram laços de afeto com todos os seres e com a Natureza desde cedo e a partir mesmo dos espaços urbanos.

O projeto “Abraço a Terra – Uma Experiência Imersiva” vem estimular a experimentação, a pesquisa, o aprendizado por meio dos sentidos e a percepção do reconhecer-se como parte integrante e indissociável da Natureza.

Entre as atividades inerentes à experiência imersiva, uma sensibilização para crianças com deficiência auditiva atendidas por instituição em Fortaleza vai partir de experiência visual em registros no próprio ambiente escolar a fim de incentivar o potencial curioso, criativo e cuidadoso de cada uma.

SOL PARA MULHERES
Desde 2019, o Sol para Mulheres se dedica a criar espaços de expressão artística para mulheres, incentivando práticas que entrelaçam a arte e promovem diálogos com o mundo ao nosso redor. O Coletivo reúne atualmente 60 artistas residentes em Fortaleza e pode ser acompanhado também nas ações promovidas pelas redes sociais. A iniciativa visa a criação e formação livre para conectar diferentes gerações de mulheres artistas e contribuir com novos olhares, encontros e produções nos universos da arte contemporânea cearense.

IMAGEM BRASIL GALERIA
A Imagem Brasil Galeria é um espaço dedicado à Fotografia em diálogo com outras produções artísticas, com proposta voltada para a difusão, circulação e reflexão teórico-prática em interação com outras linguagens. Desde novembro de 2014, vem oferecendo programação diversificada na busca de proporcionar novas experiências, tanto pelas ações que promove, como pela rede de parceiros que agrega. Considera fundamental exercer o papel social de um verdadeiro centro de artes, com foco não só na fruição, mas também incentivando o pensamento, a leitura crítica e a experimentação. Fotógrafos/as brasileiros/as e estrangeiros/as, artistas visuais, performers e ensaístas expõem seus trabalhos e projetos num ambiente voltado para a criatividade. Nas atividades de formação, temáticas, muitas vezes restritas ao ambiente da academia, são discutidas em linguagem acessível, ministradas por doutores/as, mestres/as, pesquisadores/as, curadores/as e profissionais de variados segmentos que trazem para o centro das discussões questões relacionadas às práticas artísticas e à contemporaneidade. A Galeria está equipada com salas para exposições e auditório, no qual se realizam atividades de formação e residências artísticas.

Nesses espaços, são organizadas mostras, projeções, performances, bazares, cursos, palestras, seminários, workshops e grupos de estudos para a troca de conhecimentos na fotografia, no cinema, na música, na literatura e em linguagens afins. Em sua estrutura dispõe ainda de ambiente para impressões fine-art e estúdio/ateliê de múltiplas funções de caráter laboratorial.

SERVIÇO:
Inscrições: Até 22 de novembro de 2024
Link para inscrição: https://forms.gle/Y8oqaWTGecYKEeTAA
Contato do Instagram do SOL PARA MULHERES: @solparamulheres

Para mais informações:
Patrícia Veloso – coordenação do projeto
(85) 98878-7021 – wpp