Exposição fotográfica retrata rotina de pescadores de Fortim

Evento, que será gratuito, terá abertura no dia 26 de dezembro

No dia 26 de dezembro, às 16h, acontece a abertura da Exposição Heróis Fortinenses, do fotógrafo paulista Chico Kfouri, no novo prédio da Associação de Jovens de Pontal de Maceió (AJPM), em Fortim. A visitação é gratuita, e o evento, patrocinado pela Alba Imóveis, terá duração de três semanas. A série de 10 fotos foi realizada no próprio município cearense, localizado a 135 km de Fortaleza e banhado pelo Oceano Atlântico.

Por meio das fotografias, Chico Kfouri retrata um dia na vida dos pescadores Narcísio, Dedé e Neri, que ganham a vida em alto-mar. Todos os dias, eles se lançam ao mar, em busca do próprio sustento, a bordo de uma velha e grande amiga, uma jangada de 40 anos de existência, sempre movidos pela fé em Deus para voltarem sãos e salvos para os seus entes queridos.

Chico Kfouri revela que essa foi uma experiência muito marcante e intensa. “Acompanhar a história deles as deixou muito próximas do meu coração. Dia após dia, eles saem de casa para pescar sem saber se vão voltar de mãos cheias ou vazias ou, até mesmo, se vão retornar vivos. A realidade deles é muito diferente de boa parte das experiências que já tive”, explica o fotógrafo.

Por causa desse trabalho, Kfouri espera fotografar o cotidiano de outros profissionais. “Quero que essa série seja parte de um projeto maior, fotografando pessoas que se dedicam diariamente para manter seus modos tradicionais de viver, ainda que vivamos em uma era tecnológica que, lenta, mas certamente, está engolindo-os”.

Sobre Chico Kfouri:

O fotógrafo produziu comerciais para TV durante mais de 10 anos. Em 2014, mudou-se para o Canadá e estudou direção de fotografia para cinema. Um ano depois, foi para a Ásia e passou por Bangladesh, Índia e Sri Lanka. Nesses países, desenvolveu mais seu olhar fotográfico e descobriu uma paixão por registrar, através das lentes da câmera, outras culturas. Em 2019, voltou ao Brasil e passou a lançar esse olhar diferenciado para a fotografia dentro do próprio país.

Serviço:

Exposição Heróis Fortinenses

Data: a partir de 26 de dezembro (três semanas)

Horário: dia 26, das 16h às 21h; outros dias, das 16h às 20h

Local: novo prédio da AJPM (rua José do Nascimento, 110, Pontal do Maceió, Fortim – Ceará)

Gratuito