Exposição Jumento Amostrado do INEC é um dos destaques da programação da Virada Sustentável Fortaleza 2019

Entre os dias 20 e 24 de novembro, a capital cearense recebe a primeira edição da Virada Sustentável Fortaleza, evento considerado o maior festival sobre sustentabilidade no Brasil. Um dos destaques da programação será a exposição Jumento Amostrado, idealizada pelo Instituto Nordeste Cidadania (Inec). A mostra acontecerá nos dias 20 e 21 de novembro no Cine Teatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 – Centro), e de 20 a 24 de novembro no Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajús, 123, Praia de Iracema), das 16h às 21h em ambos os locais. Toda a programação será gratuita.

A Exposição Jumento Amostrado, que já esteve no shopping RioMar Fortaleza, reúne seis esculturas de jumento, em tamanho real (1,6m x 1m), produzidas com uma estrutura em arame e tela coberta e moldadas por fibra de vidro que foram customizadas por artistas plásticos cearenses e por crianças e adolescentes alunos do LABInec, do Bom Jardim, em Fortaleza. Cada escultura traz pinturas temáticas que remetem a elementos da cultura nordestina e com relação direta a seis projetos desenvolvidos pelo Inec. Entre os elementos regionais utilizados na produção das obras estão os cangaceiros, o cordel, os desenhos rupestres e as marcas do gado, além do grafite urbano.

A exposição tem como objetivo homenagear o Nordeste, região na qual o Inec desenvolve importantes projetos sociais, culturais e econômicos, bem como valorizar o jumento, um símbolo da cultura, da história e da paisagem nordestina. “Queremos usar as obras de arte para financiar os projetos do Inec, beneficiando, assim, mais jovens de baixa renda de Fortaleza. Além disso, nossa ideia é também chamar a atenção da população para a necessidade de políticas públicas voltadas para a educação de qualidade, inclusão digital e social, direcionada a adolescentes em situação de vulnerabilidade”, reforça Stélio Gama, presidente do Inec.

Segundo Ronaldo Cavalcante, que produziu as esculturas e coordena a exposição, a mostra fala muito sobre a história e a cultura nordestinas. “Estampamos nas esculturas temas de grande relevância na história do sertão. Essa exposição com os jumentos tem um significado muito importante para o Nordeste. Além de destacar a importância desse animal para o desenvolvimento da região e do Brasil como um todo, queremos lembrar também que ele sofre risco de extinção devido à seca, ao abandono e à matança indiscriminada”, comenta o artista plástico que criou uma das esculturas da exposição.

A programação da Virada Sustentável Fortaleza 2019 contará ainda com exposições, palestras, intervenções culturais, cinema, dança, música, rodas de conversa, contação de histórias, circo, oficinas, feira de troca, jogos, performances artísticas, teatro, entre outras atividades em diversos espaços da cidade. O movimento ocupará espaços como o Cine Teatro São Luiz, Parque Estadual do Cocó, Dragão do Mar de Arte e Cultura, Rede Cuca, Centro Cultural Belchior, Parque Parreão, Floresta do Curió e Instituto dos Cegos, entre outros lugares da cidade que são significativos para a sustentabilidade, cidadania, arte e cultura locais.

Virada Sustentável

A Virada Sustentável teve sua primeira edição em 2011, em São Paulo, mas hoje já é realizada anualmente nas cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Manaus e Campinas também. Toda a programação é atualmente pautada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O festival conta com articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades, entre outros, visando promover uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade, bem como reforçar as redes de transformação e impacto social presentes em cada cidade.

Na edição de Fortaleza, a Virada Sustentável é realizada pela Secretaria Especial de Cultura, Ministério da Cidadania, em parceria com o Grupo O POVO. O evento conta ainda com o apoio das Empresas CMPC e Ambev Ama.

Sobre o Inec

O Instituto Nordeste Cidadania (Inec) surgiu em 1993 como Comitê de Ação da Cidadania para realizar ações emergenciais, como doações de cestas básicas, roupas e brinquedos para pessoas em situação de vulnerabilidade. Em 1996, a iniciativa constituiu-se como Organização Não-Governamental (ONG) e, em 2003, foi qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). O Inec tem como missão: Promover a cidadania por meio de programas socioambientais e de microfinanças com o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável. Para atingir este objetivo, a instituição é parceira do Banco do Nordeste na operacionalização dos programas Crediamigo e Agroamigo, além de desenvolver os programas socioambientais Inec Juventude, Inec Cultura, Inec Território e Inec Tecnologia.

Serviço

Exposição Jumento Amostrado na Virada Sustentável Fortaleza 2019

Dias 20/11 e 21/11

Cine-Teatro São Luiz
Rua Major Facundo, 500 – Centro

Horário: das 16h às 21h

Entrada gratuita

Dias 20/11 a 24/11

Centro Cultural Belchior
Rua dos Pacajús, 123 – Praia de Iracema

Horário: das 16h às 21h

Entrada gratuita