Faculdade CDL prepara plano de retomada das aulas com modelo híbrido de ensino

Aulas começam no dia 17 de agosto para os cursos de graduação e, dia 21, para pós-graduação MBA.

Desde o início do isolamento social, provocado pela pandemia da covid-19, a Faculdade CDL se adaptou às metodologias de aulas remotas objetivando reduzir o impacto no ensino. Neste semestre 2020.2, a instituição adotará o modelo híbrido, que combina a oferta de aulas virtuais e presenciais, sendo essas últimas implementadas após autorização governamental e seguindo as recomendações do protocolo de segurança sanitária.

De acordo com o superintendente da Faculdade CDL, Lourenço Damata, a retomada das aulas presenciais respeitará o distanciamento social de 1,5m, evitando aglomerações nas salas e nos laboratórios. Ele explica ainda que está sendo elaborado um plano com todas as medidas e que será repassado aos professores e alunos, antes do início do semestre previsto para o dia 17 de agosto, no caso dos cursos de graduação e, dia 21, para os cursos de pós-graduação MBA.

“Estamos criando um protocolo que inclui diversas medidas, entre elas, higienização, sanitização, instalação de totens, divisórias e comunicação visual, tudo para oferecer maior segurança aos nossos alunos e colaboradores. É o nosso compromisso com as estratégias de enfrentamento da covid-19”, afirma o gestor da instituição.

Damata adianta que algumas turmas que necessitam de aulas práticas dos cursos de graduação terão atividades 100% presenciais na Faculdade, após autorização do Governo do Estado, sempre com limitação do número de alunos em cada ambiente de ensino e aprendizagem, e conforme a disponibilidade de vagas nas disciplinas.

Com essas medidas, a instituição reduzirá o número de alunos presentes no mesmo dia e horário, diminuindo a circulação de alunos dentro das unidades acadêmicas, de modo a reduzir a aglomeração e, assim, a transmissão e contaminação pelo novo coronavírus.

“As aulas remotas serão realizadas nos horários de aula, de forma síncrona, ou seja, ao vivo, podendo os alunos interagirem com os professores em tempo real. Os conteúdos de todas as disciplinas serão disponibilizados nas plataformas de aprendizagem e no Portal do Aluno de modo a proporcionar ganhos adicionais no processo de ensino-aprendizagem”, pontua.

GRADUAÇÃO

A coordenadora de Graduação, professora Marília Marinho, ressalta que a Faculdade CDL investiu em melhorias no ambiente virtual, a fim de proporcionar maior conveniência aos alunos, ao tempo que a qualidade das aulas se eleva com a prática. “Apesar da paralisação das aulas presenciais, em nenhum momento a faculdade parou. Houve uma adequação das atividades acadêmicas e administrativas, além de ações de planejamento durante o isolamento para o retorno. Os alunos no semestre 2020.2 contarão ainda com a biblioteca virtual o que também irá servir de apoio pedagógico”, destaca.

Neste semestre 2020.2, a Faculdade CDL ofertará uma nova graduação, o curso de Bacharelado em Direito, autorizado pelo Ministério da Educação (MEC), com conceito 4, em uma escala que vai até 5. Com duração de cinco anos, o curso possui foco na prática de mediação e conflitos. Além de Direito, a instituição oferece seis cursos tecnológicos (Gestão Comercial, Logística, Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Rede de Computadores) e dois de bacharelado tradicionais (Administração e Ciências Contábeis). As inscrições para o Vestibular 2020.2 estão abertas e disponíveis no site faculdadecdl.edu.br

MBA

Para os cursos de pós-graduação, as atividades devem ser retomadas no dia 21 de agosto. Os alunos terão a condição de assistir presencialmente (caso o decreto do Governo permita), mas também poderão assistir remotamente às aulas ao vivo. Essas também serão gravadas e disponibilizadas para os alunos que não possam assistir em tempo real. É uma forma de facilitar e se adequar a realidade de cada um. Os alunos serão recepcionados com todas as condições de segurança sanitária.

A coordenadora de Pós-graduação e Extensão da Faculdade CDL, Meirijane Anastácio, afirma que diante da pandemia e de um “novo natural”, quem continuar se capacitando, sairá na frente, pois o mercado está realmente mais exigente. “É uma boa forma de criar e de explorar oportunidades”, enfatiza, destacando os cursos de MBA como o meio mais prático e rápido de qualificação. “Trata-se do 3º degrau na jornada da aprendizagem”, conclui.

Atualmente, a Faculdade CDL conta com 11 cursos de MBA com turmas confirmadas: Gestão da Hospitalidade e Inovação; Gestão de Mídias Sociais Digitais; Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais; Gestão Estratégica de Pessoas; Gestão Logística e Canais de Distribuição; Marketing de Varejo; Gestão Comercial e Inteligência de Mercado; Gestão de Projetos e Processos; Gestão Tributária do ICMS; Gestão Financeira: Controladoria, Auditoria e Compliance; e Psicologia Positiva.