“Faec anuncia medidas para combater a atuação de atravessadores na região da Ibiapaba”
Em visita à Chapada da Ibiapaba, nesta sexta-feira (21), o presidente da Federação da Agricultura do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, anunciou medidas para beneficiar a comercialização de frutas e hortaliças por produtores rurais de pequeno porte que vêm sendo prejudicados pela atuação de atravessadores na região. Silveira visitou a região ao lado do presidente da Ceasa Ceará, José Leite.
Entre as medidas previstas, a Faec pretende, juntamente com a Ceasa Ceará e a Secretaria Executiva do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), estabelecer uma regra de preço mínimo para evitar que os preços de venda fiquem abaixo dos custos de produção.
“Viemos à Ceasa de Tianguá a pedido dos produtores rurais e dos presidentes de sindicatos, para que a gente pudesse dirimir algumas algumas imperfeições existentes na Ceasa, pois há uma reclamação generalizada quanto a atuação dos atravessadores”, disse Silveira. “Nosso intuito é fazer um grupo de trabalho para ajudar os produtores rurais da Serra de Ibiapaba, em especial os que comercializam seus produtos na Ceasa de Tianguá”.