Faxina sustentável

A busca pela sustentabilidade e a mudança de atitude diante dos recursos do planeta são cada vez mais urgentes. Para ajudar a manter a casa e a consciência limpa, a Brilux preparou algumas dicas para colocar em prática na hora da faxina.

Substituir panos sintéticos por biodegradáveis, reutilizar na faxina a água da lavagem de roupas e seguir as recomendações da embalagem para evitar desperdícios de produtos são alguns dos truques para tornar a higienização do lar mais sustentável. Confira abaixo todas as dicas.

Desperdício de produtos – Na hora da faxina, é comum o uso de uma quantidade exagerada e desnecessária dos produtos na tentativa de tornar a limpeza mais eficiente, o que impacta no bolso e no meio ambiente. No rótulo dos produtos, desenvolvidos para serem utilizados na quantidade correta, o fabricante indica o modo ideal de uso.

– Se o consumidor seguir as instruções na embalagem do produto, com certeza vai utilizar da forma mais adequada”, explica a Personal Organizer da Brilux, Camila Teixeira.

Economizar água – A economia de água pode ser feita durante todas as etapas da faxina. A começar pela lavagem de roupas, Camila indica priorizar o uso da máquina de lavar e juntar uma boa quantidade de peças para bater na mesma leva. A água da lavagem também pode ser reutilizada na limpeza da casa e do carro, por exemplo. 

– Devemos ter consciência de que água é um bem muito escasso, que precisamos valorizar e não desperdiçar. Se você adotar hábitos como não entrar em casa de sapato, a sujeira que vai ter no chão da casa vai ser muito menor e você terá uma economia maior de recursos”, recomenda a organizadora da Brilux.

Outra dica é substituir a lavagem da calçada e áreas externas utilizando mangueira por vassoura e balde. 

– Não é necessário jogar muita água ou fazer o sabão espumar muito para realizar uma limpeza eficiente”, defende Camila. Na cozinha, no processo de lavagem de pratos, o ideal é começar pelas coisas menos sujas. “Enquanto estiver lavando, a água escorre e ajuda a eliminar os restos de comida nos pratos e panelas mais sujos”, destaca Camila Teixeira.

Descarte de materiais recicláveis – Outra atitude sustentável é fazer o descarte correto de materiais recicláveis. Camila Teixeira lembra que esses resíduos devem ser pré-higienizados antes do descarte. Para a lavagem de embalagens de iogurte, por exemplo, eles podem ficar na pia durante a lavagem da louça. Assim, é possível retirar o excesso de resto de alimento poupando um gasto de água apenas para isso. 

– Não tem problema você juntar os lixos que são recicláveis – plástico, metal, papel e vidro – no descarte, o importante é que estejam limpos. Uma embalagem de pizza, que fica suja de gordura e restos de comida, não pode ser reciclada e deve ser descartada junto com o lixo orgânico”, explica a profissional.

Substituições sustentáveis – Outra atitude de cuidado com o meio ambiente é a substituição de panos de limpeza sintéticos por biodegradáveis. Retalhos de roupas usadas, que podem ser de algodão, servem bem para higienizar as superfícies. Dessa forma, a conta do supermercado diminui e a camiseta surrada não precisa ser descartada. Depois, basta lavar e reutilizar.

Iniciativa socioambiental – Outras dicas de sustentabilidade como essas podem ser encontradas nas redes sociais da EuReciclo, parceira do Grupo Raymundo da Fonte, que é dono das marcas Brilux, Minhoto, Even e Sonho. Através da parceria, que acontece desde agosto de 2019, a empresa já financiou a reciclagem de mais de 3,6 mil toneladas de plástico, equivalente a 22% das suas embalagens plásticas. 

A EuReciclo conecta a indústria às cooperativas de reciclagem, gerando renda e sustentabilidade através da coleta, triagem e destinação de embalagens descartadas. Neste período, a Raymundo da Fonte já repassou R$319 mil para 17 cooperativas, em 12 estados brasileiros como Bahia, Pernambuco e Ceará.

Sobre a Brilux – Simplificar a vida dos consumidores. Esse é o objetivo da Brilux, uma das principais marcas da Indústria Raymundo da Fonte. Líder no Norte e Nordeste em produtos de limpeza, a marca rotula mais de 100 dos 350 itens produzidos pelo grupo pernambucano, entre água sanitária, lava-louças, desinfetante, limpador multiuso e lava-roupas. Com uma forte relação com os seus consumidores construída ao longo de décadas, a Brilux está presente no dia a dia de milhares de famílias como sinônimo de qualidade e tradição no segmento de produtos de limpeza doméstica.