TV News

Feira Negra chega ao RioMar Fortaleza promovendo a cultura e o empreendedorismo afro

No espaço, além de comercializar a produção dos empreendedores afros da cidade, o coletivo Feira Negra de Fortaleza compartilha conhecimentos e lutas da população negra, como as questões relacionadas a datas sociais, a exemplo do 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura.

coletivo Feira Negra de Fortaleza, que busca espaços de visibilidade, fortalecimento e organização da economia do negro – a partir da valorização e difusão da arte e cultura da população afro da cidade, agora chegou ao RioMar Fortaleza, em parceria com o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social. Em uma estrutura de loja, cedida pelo empreendimento e localizada no Piso E2, o movimento de empreendedores negros expõe e comercializa sua produção de artesanatos, pinturas, bijouterias, roupas, livros, brinquedos e instrumentos musicais. Destaque ainda para a tenda especial do autêntico acarajé baiano da Negra Pérola.

A Feira Negra de Fortaleza reúne os trabalhos de mais de 30 afroempreendedores e pode ser visitada até o dia 14 de junho, no horário de funcionamento do shopping: segunda a sexta-feira, das 12h às 18h; sábados e domingos, das 12h às 17h.

Por onde passa, o coletivo também compartilha conhecimentos e lutas, a exemplo das narrativas envolvidas em datas como o 13 de maio, Dia da Abolição da Escravidão no Brasil. “Temos uma visão diferente dessa data, pois ela reforça a necessidade de afirmação da luta por direitos do povo negro porque para nós a libertação dos escravos não se deu nessa data, pois foi um ato que não veio acompanhado por políticas públicas de inclusão, direitos, moradia e trabalho, refletindo até os dias de hoje”, esclarece uma das coordenadoras do projeto, Nenzinha Ferreira.

Outro importante pilar do grupo é a articulação com os movimentos sociais, iniciativas públicas e privadas para promover ações afirmativas das questões de diversidade, tolerância e o escoamento da produção cultural negra. Além disso, o coletivo promove capacitações aos empreendedores negros, que são abertas ao público, com oficinas de formação de preço e custo, culinária, tranças e turbantes

Serviço:

Feira Negra de Fortaleza chega ao RioMar Fortaleza

Período: até 14 de junho

Onde: Piso E2, próximo à Caixa Econômica (R. Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu)  

Informações: @feiranegradefortaleza