TV News

Festa de congraçamento lança a chapa “ACI a + de 100”

O último sábado, dia 17 de maio, foi um dia de festa para o coletivo que integra a Chapa 1, “ACI a + de 100”, composta para a disputa das eleições referentes a gestão de 2025-2028 para a Associação Cearense de Imprensa. Com Eliézer Rodrigues na cabeça e Márcia Catunda como postulante à vice-presidente, os integrantes reuniram convidados nas dependências do tradicional restaurante Assis Imperial. Foram aproximadamente cem convidados, entre profissionais dos meios de comunicação, representantes de outras categorias e lideranças sindicais. A festa foi “regada” pela voz do intérprete Nando Rosa, com MPB e sons de qualidade de origem internacional.

Depois da chegada da maioria, o “mestre de cerimônias”, Salomão de Castro, jornalista que figura na chapa como tesoureiro, subiu ao palco e comandou uma apresentação dos candidatos da “ACI a + de 100”, convocando uma entrevista produzida por ele mesmo com o atual presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Octávio Costa. Na conversa, Costa estimula a sugestão de Eliézer Rodrigues, constatando a importância do tombamento do prédio histórico da ACI, entidade que neste ano completará 100 anos de existência. O vídeo foi muito bem recebido pelos presentes.

Logo depois, foi a vez de Salomão convocar ao palco, a candidata a vice-presidência da ACI, Márcia Catunda. Ela convocou ainda Cármina Dias, Mara Cristina, Maria Goretti e Sheila Raquel, e em seu discurso enalteceu a importância de mulheres ocuparem seus lugares de destaque e liderança. Como é o caso da Chapa “ACI a + de 100”, com uma representação grande entre os 24 membros. Em sua fala, pela igualdade de gênero e inclusão de todos, todas e todes, demonstrando a força feminina chapa.

Na sequência, foi a vez dos convidados de outras entidades levarem palavras de apoio e solidariedade, como a presença do presidente do SindJorce, Rafael Mesquita e do diretor de Formação do Mova-se, Hernesto Luz. Rafael colocou o Sindicato como parceiro institucional da ACI, reforçando o que já existe e indicando que, durante a campanha, vai se filiar à entidade para reforçar a importância da chapa “ACI a + de 100”. Já Hernesto, representando o MOVA-SE (sindicato de defesa de todas as pessoas que trabalham no Estado do Ceará), esteve no evento para demonstrar o quão importante é ficar ao lado de uma chapa que tem na defesa da Democracia, na diversidade de pensamentos e representatividade. Hernesto fez uma fala breve, mas contundentes, em defesa da Democracia.

Para finalizar, o momento mais engajado da festa, enquanto o candidato à presidente, Eliézer Rodrigues, defendia posições de responsabilidade e compromisso com a próxima gestão, reforçando a proposta de a ACI fazer intervenções pela cultura e memória, além de ser uma das mais engajadas na luta pela democracia e diversidade, uma equipe de diretores distribuía algumas camisetas e obras escritas por Eliézer.

“Foi um encontro que deu ainda mais força a um time que já está pronto para defender uma gestão democrática e de luta. Avante para a luta, pois dia 06 de junho teremos as eleições para ACI e a nossa proposta, enquanto chapa e coletivo, é fundamental para manter a ACI como uma entidade de luta e democrática”, finaliza o candidato a diretor de comunicação da chapa, Márcio Rodrigues.