Festival de Música no Ceará promove cursos, workshops e recitais com artistas de renome internacional
Entre os dias 22 e 26 de novembro, a Casa de Vovó Dedé realizará uma série de recitais com artistas nacionais e internacionais, que também ministrarão palestras e workshops como parte das ações formativas oferecidas pelo Festival Internacional de Música Instrumental Mansueto Barbosa (Fimi). Na mesma semana, no dia 24, a Casa recebe os dez finalistas da oitava edição do Concurso de Música Jovens Talentos – Troféu Mansueto Barbosa, apresentando concorrentes de diversos estados do Brasil.
Aprendendo e apresentando
Com larga experiência como solista e camerista, reconhecida como uma artista de enorme projeção no cenário mundial, a pianista Sylvia Thereza ministrará um workshop nesta segunda-feira. Horas depois, o violoncelista Fábio Presgrave e o violonista e compositor Sérgio Farias apresentarão um recital às 14h. Na terça, a dupla estará palestrando nos workshops, enquanto Sylvia interpretará obras de Ludwig van Beethoven, Claude Debussy e Frédéric Chopin na Sala de Concertos, às 14h.
Na quinta-feira, o workshop ficará a cargo do violoncelista e produtor italiano de renome internacional, Pierluigi Ruggiero. O instrumentista europeu é dono de um currículo invejável e de uma carreira solidificada, sendo um dos principais nomes do violoncelo no mundo. Posteriormente, o violonista consagrado Eugênio Lima comporá um duo com o flautista Ivo Shin em mais um concerto do evento. Eugênio ministrará também um workshop para alunos da Casa, na sexta-feira.
Destaque
O encerramento da série de recitais será em grande estilo. No dia 26, às 14h00, a Sala de Concertos Mansueto Barbosa será palco de um duo de violoncelo e piano, onde serão apresentadas adaptações de peças de Giuseppe Verdi, Gaetano Braga, Jacques Offenbach, Sergei Rachmaninoff, Astor Piazzolla, Heitor Villa-Lobos, dentre outros expoentes musicais. O dueto terá no violoncelo Pierluigi Ruggiero, enquanto o jovem brasileiro Estefan Iatcekiw, de apenas 17 anos, comandará o piano. Estefan é considerado um prodígio, tendo sido aceito no Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, aos 15 anos, um dos mais precoces músicos a adentrar a escola russa.
Vale ressaltar, ao público que não puder acompanhar in loco, que os espetáculos serão disponibilizados no Youtube, por meio do canal oficial da Casa de Vovó Dedé (TVDD). O Fimi estimula jovens cearenses e de todo o país a adentrarem o universo da música instrumental, em seus mais diferentes estilos, com inúmeras atividades formativas, artísticas e culturais, disponibilizando uma oportunidade totalmente gratuita para formação musical, além promover e divulgar a música instrumental.
Casa de Vovó Dedé
A Casa de Vovó Dedé é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 1993 na Barra do Ceará. Com a missão de promover o desenvolvimento humano, pessoal e profissional, por meio da arte, cultura e educação de crianças e jovens – com faixa etária entre seis a vinte e nove anos – em situação de vulnerabilidade social. Por meio de atividades e projetos totalmente gratuitos.