Agenda

Festival Elos 2022: o aterro da Praia de Iracema vai estremecer com as atrações deste ano

A quarta edição do festival ocorre nos dias 25 e 26 de novembro, no aterro da Praia de Iracema com programação plural, inclusivas e gratuita

Celebrar as ações que transformam o mundo, essa é a motivação central para a realização do Elos, um festival multicultural que promove a difusão, novas oportunidades, acesso à cultura e às tecnologias sociais. Embalado pelas ondas do mar do aterro da Praia de Iracema, local onde se consolidou, a quarta edição do Elos retorna em 2022 com uma programação plural, inclusiva e gratuita. O evento já é tradição na cidade de Fortaleza e faz parte do calendário cultural de eventos locais. Este ano, o Elos será realizado nos dias 25 e 26 de novembro, a partir das 16 horas.

No decorrer dos anos, o Elos vem se consolidando como um grande festival local e já trouxe para Fortaleza grandes nomes da música brasileira, como Silva, Vanessa da Mata e as eternas Elza Soares e Gal Costa. O Festival Elos é apresentado pela Enel e pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado (Secult). É uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR, com produção executiva da Cinco Elementos Produções e consultoria executiva da Marco Zero. Tem apoio cultural da TIM, Fecomércio / Sesc, Instituto Iracema, Rede Cuca e Prefeitura de Fortaleza. 

“A diversidade da Praia de Iracema estimula a criatividade que produz inovação. A PI, como é carinhosamente chamada, é um lugar cheio de experiências em economia criativa. E celebrando essa diversidade, iremos receber uma gama de gêneros musicais, promovendo e celebrando o encontro das diferenças. A música une as pessoas e proporciona momentos que marcam nossas vidas. O Elos celebra, acima de tudo, a união entre as pessoas por meio da arte e da cultura”, destaca Paulo Feitosa, diretor da Quitanda Soluções Criativas, empresa responsável pela realização do festival.

Uma programação diversificada que promete estremecer o aterro

Com uma programação ampla e um line-up com artistas renomados da cena local e nacional, o festival tem a expectativa de reunir 100.000 pessoas e promete estremecer o aterro e agitar o público com 13 shows no total e quatro DJs       . Na sexta-feira (25), a animação ficará por conta da Potyguara Bardo, que abrirá o evento. Na sequência será o DJ Bugzinha, Mateus Fazeno Rock e convidados: Má Dame, Big Léo e uma atração surpresa. O encerramento da primeira noite de festa ficará por conta do rapper, cantor, compositor e apresentador brasileiro Emicida, que fará a apresentação do show AmarElo. 

Já no sábado, a primeira atração da noite será a banda potiguar Luísa e os Alquimistas, que mesclam ritmos latinoamericanos à elementos futuristas da música eletrônica. Dando sequência ao evento vem a DJ  Vládia Soares  & Coka Vibration, Di Ferreira convida Lorena Nunes, Mallu Viturino e Mulher Barbada e encerrando as atrações no palco Elos o festival terá a grande participação do cantor, compositor, escritor e jornalista brasileiro Chico César, para vibrar o aterro da Praia de Iracema.

Com nomes cearenses selecionados por convocatória e ainda apresentações de teatro e dança, o Elos também abre espaço para a Mostra SESC de Música, que exibirá a apresentação de sete shows de artistas locais, com, Moon Kenzo, Leves Passos, Banda Nossa Praia e Vira Mundo.

Campanha de arrecadação de alimentos

O Festival Elos fará uma campanha para arrecadar alimentos não perecíveis e a meta é alcançar 30 toneladas. A iniciativa será feita em parceria com o Mesa SESC Brasil e vai beneficiar duas importantes ações: Cozinha Solidária do Jangurussu e a Comunidade Beco Céu.

Acessibilidade: a importância de ir além

Já imaginou que muitas pessoas com deficiência não frequentam shows e eventos por falta de acessibilidade? Como no Elos uma das palavras de ordem é inclusão, o festival preparou uma programação ampla e inclusiva que promete dar espaço para várias tribos e diversos tipos de manifestações. Os shows terão acesso fácil para cadeirantes e tradução para libras. Os posts das redes sociais do evento terão texto alternativo e o site terá libras e leitura de tela, tudo pensado estrategicamente na inclusão e em proporcionar espaços para experiências multissensoriais.

Iniciativas de sustentabilidade do evento

No ano passado, o Festival Elos teve uma edição menor devido às restrições causadas pela pandemia, mas neste ano o evento promete estremecer a gigantesca estrutura que será montada para a realização dos shows. O festival busca proporcionar uma nova relação com a cidade e atua como catalisador de experiências para celebrar uma relação afetiva entre as pessoas e os espaços públicos.

Sempre comprometido com a sustentabilidade, o Elos irá doar para reciclagem todo o material de finalização do evento, como vem sendo feito em todas as edições do festival.

Além disso, os participantes do festival terão acesso a Nave Enel e às atividades com conteúdo socioambiental focado em reciclagem e uso responsável de recursos naturais. A Nave é um ônibus adaptado com recursos audiovisuais, jogos lúdicos e tecnologia de realidade virtual 3D. Com foco no consumo consciente de recursos naturais, o projeto tem o objetivo de promover a mudança de hábitos de consumo de energia da comunidade escolar.  

A Nave Enel oferece ferramentas atrativas e interativas, além de atividades educativas e conteúdos sobre desenvolvimento sustentável, eficiência energética e dicas de segurança quanto ao uso da energia. Durante a atividade, é proposto um desafio a ser cumprido pelos participantes e cada atividade conta pontos, que ficam visíveis em um painel. O circuito completo leva cerca de 17 minutos e todas as visitas são acompanhadas por monitores.

Mais uma parceria positiva do Elos será por meio do Ecoenel. Todo resíduo arrecadado e gerado no festival, será doado para uma instituição carente, gerando desconto na conta de energia.

Compromisso com o social

O Festival Elos atende diretamente ao chamado de cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, são eles: a saúde e o bem-estar, a igualdade de gênero, o trabalho decente e crescimento econômico), a indústria, inovação e infraestrutura e o cidades e comunidades sustentáveis.

O público do aterro da Praia de Iracema também terá acesso a conhecer à Feira de Negócios Criativos, com produtos feitos por empreendedores sociais e as artesãs do Giro Social, apoiadas pelo projeto Enel Compartilha Empreendedorismo, também participarão de uma feira, que contará com diversas peças artesanais, como bordados, crochês, bijuterias e marcenarias que ficarão disponíveis para comercialização.

Economia Criativa

O Festival Elos também irá expor ações de criatividades locais e apresentações de projetos culturais realizados na capital cearense. Além disso, serão realizados talk-shows sobre carreira musical para jovens artistas. Os diálogos serão promovidos por duas atrações do festival: Luísa e os Alquimistas e Potyguara Bardo.

Praia de Iracema

A Praia de Iracema é um bairro que a cidade toda visita. Essa diversidade produz criatividade que produz inovação. A PI, como é carinhosamente chamada, é um lugar cheio de experiências em economia criativa. Esse polo emana para outros pontos da cidade ideias e tendências, e claro, também absorve. A Praia de Iracema é a Fortaleza dos Encontros e o início do distrito criativo.

Para ficar por dentro de todas as novidades do Festival Elos 2022, acompanhe o site https://www.festivalelos.com.br/ e os perfis @festivalelos e https://www.facebook.com/festivalelos/ .

Programação Festival ELOS 2022

EspaçoHorárioDia 25/11 (sexta-feira)Dia 26/11 (sábado)
Boulevard16h – 22hExposições “Fortaleza Criativa”Exposições “Fortaleza Criativa”
  17h 16hTalk Show Palestra com Potyguara Pardo  Produtor Emicida(negociação com HenriqueTalk Show Palestra com Luísa e os Alquimistas Produtor ou Chico Cesar(negociação com Henrique)
Palco Elos     18h Mostra Sesc de MúsicaLeves passosMoon Kenzo Mostra Sesc de MúsicaBanda Nossa PraiaViramundo
Potyguara BardoChico César
Mateus Fazeno Rock convida Má Dame, Big Léo & Atração Surpresa Matheus Fazendo RockDi Ferreira convida Lorena Nunes, Mallu Viturino e Mulher Barbada
EmicidaLuísa e os Alquimistas
LoungeintervalosDJ BugzinhaDJ Vládia Soares & Coka Vibration
   
Calçadão17h     Teatro de Rua     Teatro de Rua
17h30 às 18h     Teatro de Rua            Teatro de Rua