Gastronomia

Festival Internacional Gastronômico de Pontal de Maceió, em Fortim, acontece em setembro Evento reúne renomados chefs de cozinha e oferece gastronomia acessível ao público

A terceira edição do Festival Internacional Gastronômico de Pontal de Maceió, em Fortim (CE), entre 5 e 9 de setembro, vai reunir 10 renomados chefs da cozinha nacional e internacional em jantares, cursos, aulas gratuitas e acesso ao público de diferentes maneiras. A promessa é fazer da cidade uma vitrine do nordeste brasileiro para o mundo da gastronomia.”O festival é uma possibilidade de mostrar nossos sabores, a beleza do Ceará, do Brasil, aos olhos do mundo da culinária. São profissionais da gastronomia de diferentes partes do Brasil e do mundo, que estarão de forma acessível apresentando pratos à comunidade, aos turistas e aos empresários. Por outro lado, mostramos nossos temperos, nossos peixes, nosso calor com belíssimas paisagens. Um evento que proporciona experiência e conhecimento a todos”, afirma o idealizador do evento, chef de cozinha francês com estrela Michelin, Emmanuel Ruz.

O Festival Gastronômico vem crescendo a cada edição em opções de entretenimento, maior público e experiência dos participantes. Além disso, a visibilidade econômica da região no Estado está ganhando espaço. “A cada ano, o evento está abrindo novas oportunidades para patrocinadores. Possibilidades de novos recursos, gestão cultural, parcerias que potencializam o turismo, valorizam a agricultura, a economia e as pessoas de Fortim”, explica Ana Paula Santos, proprietária da da AnaMar Artes, uma das parceiras do Festival.

Ecrick Jacquin confirmado para esta edição
Para este ano, um chef referência no Brasil está confirmado: Erick Jacquin, representante da cozinha Franco Brasileira e jurado do programa MasterChef Brasil. Além de Jacquin e chef Emmanuel, Bernard Twardy – chef do Beach Park Fortaleza, Flávio Trombino – chef e proprietário do Xapuri, em Belo Horizonte, Frédéric Jaunault – chef que atua em várias empresas mundo, Nathan Melo – chef do restaurante Dupin em Paris, Simone Bert, chef peruana que atua no restaurante Wanchako em Maceió, Ivo Faria, representante do patrimônio culinário Mineiro, o chef francês Xavier Malandran e Rafael Pires, chef brasileiro de Mina Gerais com experiência internacional são alguns nomes confirmados para o Festival. Todos eles estarão oferecendo aulas e workshops de culinária interativa, conversas abertas com o público e jantares exclusivos. Nos cinco dias do Festival, na praça do Pontal de Maceió haverá comércio de produtos locais e troca de experiências com os profissionais. Todas as atrações serão gratuitas, exceto os jantares exclusivos que acontecerão todas as noites nos hotéis parceiros do evento.

Outra novidade para setembro, serão novos espaços organizados na cidade para compartilhar bons momentos entre amigos e família. “Vamos surpreender ainda mais quem estiver por aqui” afirma o chef Emmanuel. A programação completa estará sendo divulgada em breve no Instagram do evento (@festivalgastronomicopontaldomaceio .