Festival Jazz & Blues 2021 realiza mesas-redondas abertas ao público de 08 a 11 de fevereiro

As mesas-redondas integram as Residências Artísticas realizadas através da Lei Aldir Blanc.

“Música na pandemia”, “Circuito da Música”, “Gerenciamento de carreira” e “Direitos autorais” são os temas das mesas-redondas das Residências Artísticas, que começam na próxima segunda-feira, dia 08, e seguem até 11 de fevereiro, através do canal do festival no Youtube (jazzebluesce). No mesmo período serão realizados para os participantes inscritos os nove minicursos, que compõem esse projeto de formação artística e cultural. Ao todo, foram 345 inscrições, ultrapassando a meta do festival.

Abertas ao público, as mesas-redondas acontecerão das 19h às 21h. O tema “Música na pandemia: reflexão e pensamentos sobre o lugar da música hoje e em um contexto de pós-pandemia” abre a programação com a participação da pesquisadora do Instituto de Artes da UNESP, Marisa Fonterrada, e do músico e doutor em Sociologia da Educação pela University of Iowa, Luiz Botelho. O bate-papo terá mediação de Pedro Rogério, professor e pesquisador da UFC.

No dia 09, a atividade será sobre “Circuito da Música: Equipamentos, espaços, festivais, editais. Como circular”, com o jornalista e produtor musical Dalwton Moura, o gestor cultural João Wilson e o produtor cultural e mestre em Sociologia Lenildo Gomes, com mediação da diretora do festival, Maria Amélia Mamede. No dia seguinte (10), “Direitos autorais e direitos do músico: cachês, couvert, sindicato, OMB” será o tema da mesa-redonda que contará com a participação do músico e diretor presidente do Sindicato dos Músicos Profissionais no Estado do Ceará Amaudson Ximenes e o compositor e mestre em música Felipe Radicetti. A conversa será mediada pela advogada, especialista em Economia Criativa, Cecília Rabelo.

Aceleração artística e gerenciamento de carreiras: Plataformas, comunicação, anúncio e impulsionamentos, meios de resistência e divulgação da música” é o tema da mesa-redonda do dia 11, com o músico Tiago Araripe, e a cantora, jornalista e produtora Marianna Leporace. O bate-papo será mediado pelo coordenador das Residências Artísticas Heriberto Porto, flautista, professor do Curso de Música da UECE.

No mesmo período serão realizados os nove minicursos para o público inscrito. Pela manhã, das 10h às 12h, de Guitarra, com Hermano Faltz; Prática de instrumentos de sopros, com Thiago Rocha; Contrabaixo, com Pedro Façanha; Técnica Vocal, com Aparecida Silvino. Das 14h às 16h as atividades de Bateria, com André Benedecti; Piano Popular, com Thiago Almeida; Violão Popular, com Letícia Marram; E das 16h às 18h serão realizados os minicursos de Harmonia Popular e improvisação, com Stênio Gonçalves; e Teoria e leitura musical, com Amanda Nunes. A carga horária de cada minicurso é de 8 horas.

No dia 27 de fevereiro, no canal do festival no Youtube, será exibido o resultado dos minicursos com a interpretação de “Caminhar” (Luizinho Duarte) e “Pavão Misterioso” (Ednardo) por alunos e professores.

As Residências Artísticas, projeto de formação artística e cultural do Festival Jazz & Blues 2021, visam a qualificação profissional de músicos cearenses do nível básico ao avançado. As atividades permitem que os estudantes de música criem percursos formativos, por meio de atividades práticas e teóricas, principalmente no campo da música instrumental.

O projeto Residências Artísticas do Festival Jazz & Blues 2021 é uma realização da Via de Comunicação e Cultura, com apoio do Porto Dragão, Instituto Dragão do Mar e Governo Federal, através da Lei Aldir Blanc. Patrocínio: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Além dos minicursos, as Residências Artísticas contarão com quatro mesas-redondas, que serão transmitidas pelo no canal do festival no Youtube (jazzebluesce), de 8 a 11 de fevereiro.

SERVIÇO

Festival Jazz & Blues 2021 – Residências Artísticas | Mesas-redondas – De 8 a 11 de janeiro, das 19h às 21h, no canal do Festival Jazz & Blues no Youtube. Informações no site www.jazzeblues.com.br. Redes sociais: @festivaljazzeblues