Festival Sete Sóis Sete Luas promove encontro de Mestre da Cultura de luteria com alunos da Tapera das Artes em Aquiraz
Mestre Aécio de Zaira |
Uma semana de encontros que prometem muita emoção e troca de conhecimentos entre mestres e aprendizes, numa mistura de saberes e de gerações. Dando sequência à sua programação, iniciada em novembro do ano passado, o Festival Internacional Sete Sóis Sete Luas promove de segunda (7) até sexta (11), em Aquiraz, o Encontro com o Mestre da Cultura Aécio de Zaira (Lutheria), considerado “Tesouro Vivos da Cultura” do Estado do Ceará, fará atividades e compartilhará conhecimentos com alunos da Tapera das Artes.
Participa do Encontro com os alunos o Mestre Aécio de Zaira, de Crato, cuja produção artesanal de instrumentos musicais se dá há 21 anos, por meio da reciclagem de madeiras mortas e outros materiais descartados no lixo, além de materiais em decomposição encontrados na natureza. Representa também através da música e da poesia popular as tradições do Cariri. Sua produção tem como raízes os saberes e fazeres de sua bisavó paterna, índia Kariri que morava na região rural do Crato. Seus conhecimentos foram adquiridos em família através da oralidade e do convívio cotidiano e, atualmente, transmite-os voluntariamente no quintal de sua casa em aulas de música e de lutheria.
Os Mestres da Cultura do Ceará são reconhecidos pelas leis 13.351/2003 e 13.842/2006 que instituem o registro dos Tesouros Vivos da Cultura do Estado do Ceará. Por meio de seleção pública, os mestres agraciados passam a receber um auxílio financeiro mensal e os grupos tradicionais recebem apoios para suas atividades.
Mestre e aprendizes em ação
Ao longo dos dias, além das trocas em conversas, aulas, exposições e atividades práticas, o Mestre da Cultura, que ficará hospedado em Aquiraz e vai produzir juntamente com os alunos uma peça, um instrumento musical, a ser exposto durante a Feira de Lutheria do Festival, que será realizada nos dias 24 e 25 de março, na praça do completo cultural da Tapera das Artes.
Durante a Feira de Lutheria e encerrando as atividades do Festival Sete Sóis Sete Luas, a Tapera das Artes recebe uma das maiores e mais respeitadas ceramistas do mundo, Mávy Koffler, que faz um diálogo com povos antigos das Américas e a atualidade, resgatando, muitas vezes, práticas e culturas rudimentares. De 14 a 31 de março, a artista fará uma troca com o luthier cearense, Tércio Araripe, residente de Cascavel e conhecido por fabricar instrumentos musicais de barro, responsável pela “Orquestra de Barro”, que já se apresentou em várias cidades do Brasil. Ambos também irão produzir uma peça para expor na Feira de Luteria.
No dia 24 haverá uma apresentação do grupo Catabum e uma exposição em homenagem ao escritor José Saramago e uma Mostra de Gastronomia. Já entre os dias 24 e 26 haverá uma Feira de Artesanato com exposição de instrumentos artesanais de luthiers nacionais e com a participação de mestres cearenses e artistas locais.
Sobre o Festival Sete Sóis Sete Luas
A Enel Ceará apresenta o Festival Internacional Sete Sóis Sete Luas, que iniciou em novembro de 2021 e segue com sua programação no município de Aquiraz até o final de março deste ano.Aconteceram laboratórios musicais conduzidos pelos mestres instrumentistas italianos Stefano Saletti e Barbara Eramo e oficinas de circo e clownerie com o renomado ator, palhaço e filósofo Léo Bassi.
Subiram no palco do festival, localizado na Praça do Complexo Cultural da Tapera das Artes, o espetáculo musical de Fernando Sardo e do Grupo Catavento, “Piccola”; apresentado pela Banda Ikona, da Itália, formada pelos instrumentistas Stefano Saletti e Barbara Eramo; o sanfoneiro e cantor Waldonys, juntamente com cantora revelação Bruna Ene e participação especial do sanfoneiro e instrumentista Jair Dantas; o palhaço e ator Léo Bassi e o grupo cearense Dona Zefinha, que une música, teatro e elementos do circo e de espetáculos de rua.
O Festival promoveu ainda um rico trabalho de troca de experiências artísticas e de oficinas de confecção de instrumentos, que já recebeu os workshops de nomes como Di Freitas (CE), Vanildo Franco (CE), Fernando França (CE), Francisco Toicinho (SP), Tércio Araripe (CE) e Igor Bastos (BA). Toda a programação de luteria tem a curadoria do Mestre Fernando Sardo (SP).
O Festival amplia o intercâmbio e a difusão da arte em Aquiraz. O município representa o Brasil na Rede Internacional Cultural, criada por José Saramago, composta por 40 cidades de 11 países, que vem realizando diversos projetos com gestores, produtores e articuladores das comunidades do mundo luso mediterrâneo.
O evento é uma realização do Centro de Pesquisa e Difusão da Arte — Imaginário, com patrocínio da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (Secult-CE) e apoio da Enel Ceará, com correalização da Tapera das Artes e da Secretaria da Cultura da
Prefeitura de Aquiraz.
Serviço
Encontro dos Mestres de Luteria — Festival Sete Sóis Sete Luas 2022
Local: Associação Tapera das Artes — Aquiraz (CE)
Entre 7 e 11 de março: Mestre da Cultura do Ceará e alunos da Tapera
Entre 14 e 31 de março: Workshops de Luteria
Dia 24 de março: espetáculo com o grupo Catabum e exposição em homenagem ao escritor José Saramago e Mostra de Gastronomia
Entre 24 e 26 de março: Feira de Artesanato com Instrumentos Musicais criados por Luthiers nacionais e locais