Fevereiro Roxo e Laranja: especialista aborda a importância dos diagnósticos
Algumas doenças estão em ascensão na curva de incidência, segundo médica
O mês de fevereiro tem como foco a campanha “Fevereiro Roxo e Laranja” no intuito de alertar sobre a importância do diagnóstico de doenças, por vezes, incuráveis. Na campanha, o roxo simboliza a fibromialgia (dor muscular difusa), o Alzheimer (afeta a memória) e o lúpus (apresenta várias manifestações clínicas). Já o Laranja, em sinal de alerta, remete à leucemia, doença que faz os glóbulos brancos do sangue crescerem de forma desordenada, levando a câncer hematológico.
De acordo com a coordenadora médica do Nest Saúde, Bruna Custódio, algumas doenças abordadas estão, inclusive, em “ascensão na curva de incidência”, como é o caso da fibromialgia, do Alzheimer e do lúpus.
“Em termos de incidência, todas essas doenças são incidentes com aumento na curva de diagnósticos, em especial a fibromialgia, devido ao comprometimento psíquico associado à doença. A doença de Alzheimer, por exemplo, é uma grande preocupação porque a população vem envelhecendo. Vale a pena observar, ver sinais precoces, principalmente porque a falha na memória não é o primeiro sinal, existem diversos acometimentos até afetar a memória. Há medidas para frear essa doença neurodegenerativa”, pontua.
Quanto ao Lúpus, a médica explica que é uma doença sistêmica, que acomete principalmente, mulheres negras, e está associada aos autoanticorpos. “As manifestações [da doença] podem ser em vários locais do corpo, podendo desencadear em artrites, derrame pleural, falta de ar, entre outros. Essa é uma doença que deve ser vista pelo especialista da clínica médica quanto da reumatologia. Diagnósticos precoces já conseguem inibir as atividades da doença, apesar de não haver uma cura”, reitera.
Principalmente nas doenças relacionadas ao “roxo”, os esforços são para tentar prolongar a qualidade de vida dos pacientes. O diagnóstico precoce, então, pode mudar o desfecho de ter as formas graves dessas patologias. Representada pela cor laranja, a leucemia deve ser considerada e tratada com urgência após o surgimento dos indícios.
“A procura deve ser imediata já que são doenças que podem levar os pacientes ao óbito em dias ou horas. No caso da leucemia, os sinais importantes são os sangramentos nas narinas ou gengivas, manchas roxas nas pernas, fadigas, palidez, bolinhas vermelhas pelo corpo”, explica a especialista Bruna Custódio.
Serviço
Fevereiro Roxo e Laranja: especialista aborda a importância dos diagnósticos
Mais informações e consultas: nestsaude.com.br ou 3030.0101