Finissage da Exposição “Teimosia” no MCC celebra 30 anos de produção artística
Evento contará com a presença dos artistas Gerson Ipirajá e Silvano Tomáz, além de distribuição gratuita do catálogo da mostra.
O Museu da Cultura Cearense (MCC), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, convida o público para a Finissage da exposição Teimosia, que acontece no sábado (5), às 15h. O evento marca o encerramento da mostra, que celebra os 30 anos de produção artística dos cearenses Gerson Ipirajá e Silvano Tomáz, e contará com o lançamento e distribuição gratuita do catálogo da exposição.
A Finissage contará com a presença dos dois artistas, que, junto à curadora Kadma Marques, compartilharão com os participantes suas experiências e reflexões sobre a trajetória da exposição e o processo criativo das obras apresentadas.
O evento acontecerá nas salas 1 e 2 do do MCC, com capacidade para 50 participantes. Já a exposição fica em cartaz até dia 6 de abril, domingo. Entrada gratuita.
Sobre a exposição
Celebrando os 30 anos de produção artística dos cearenses Gerson Ipirajá e Silvano Tomáz, com curadoria de Kadma Marques, a exposição “Temosia” é dedicada ao artista Zé Tarcísio e reúne obras criadas a partir de 2021, com um enfoque no conceito de “teimosia” como algo fundamental na própria existência humana. Segundo a curadora Kadma Marques, “a teimosia trabalhada na curadoria diz respeito não somente à ação de quem labuta sob difíceis condições, mas qualifica o próprio sujeito da ação, colocando o artista no centro, com sua confiança na validade da luta”.
As obras dos artistas Gerson Ipirajá e Silvano Tomáz, que compartilham uma trajetória marcada por diversas participações em mostras e projetos artísticos, refletem sobre os encontros e amizades, com a gravura sendo o ponto de partida para suas práticas. A curadora destaca ainda a diferença na abordagem de cada artista: “Gerson Ipirajá traz, de um passado imemorial, entidades e ferramentas que se comunicam silenciosamente entre si e com o público. Na obra de Tomáz, as marcas de um catolicismo nordestino são depuradas por meio de composições plásticas em que prevalecem a livre associação de signos e símbolos”
Sobre os artistas
Gerson Ipirajá iniciou sua trajetória nas artes visuais em 1994, em Aracati, com o incentivo de Zé Tarcísio. Em Fortaleza, ele se aprofundou no estudo da gravura, participando de cursos com importantes mestres da arte brasileira. Atualmente, é professor e coordena o ateliê de litografia na Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho.
Silvano Tomáz é artista visual e mestre em Arte pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE). Bacharel em Artes Visuais e licenciado em Arte Educação, ele também atua como professor de Artes do Ensino Médio no Estado do Ceará.
Serviço: Finissage da exposição Teimosia, com lançamento e distribuição do catálogo
Data: Sábado, 05 de abril de 2025
Horário: 15h
Local: Salas 1 e 2 do Museu da Cultura Cearense (MCC)
Classificação Livre
Exposição em cartaz até o dia 6 de abril de 2025. Acesso gratuito, com visitação de quarta a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h, sempre com último acesso até às 17h30.