Fossil participa da segunda temporada do Zona de Criação
Episódio com o grupo cearense estreia no dia 14 de agosto. Além disso, o quarteto vai disponibilizar a discografia completa nas plataformas de streaming
A banda cearense Fossil é um dos destaques da segunda temporada da série Zona de Criação, idealizado pelo Centro Cultural Porto Dragão que fomenta a produção de conteúdo através da criação, formatação e realização de obras artísticas em formato audiovisual. A apresentação, que vai contar com a participação de Ernesto Filho, Kaye Djamila e Gil Rodriguês como performers, acontece no dia 14 de agosto, às 18h, com transmissão pelo Youtube do Porto Dragão.
O trabalho será composto por três vídeos que, juntos, compõem uma narrativa que traz reflexões sobre o atual momento político e social. O primeiro, com Kaye Djamila, traz a música “sala 18, 42 bilionários”, com a artista em um processo de contorcionismo, como uma tentativa de escapar do mundo do patriarcado, em um ritual que parece acontecer somente dentro da cabeça.
O segundo vídeo traz Ernesto Filho ao som de Sta Quitéria Nuclear Plant. Na performance, ele faz uma reflexão diária sobre o corpo trancafiado pela pandemia, além do tédio que surge nas telas de celular, televisão, tablets etc. Para finalizar, Gil Rodriguês, ao som de Lombra 14, cHIp-párarãn, arrisca-se em acrobacias em estruturas de ferro dentro da cidade.
Discografia
Outra novidade é que, a partir do dia 13 de agosto, a Fossil vai disponibilizar sua discografia completa nas principais plataformas de streaming. Além do disco “4”, lançado em abril de 2021, após um hiato de cinco anos do grupo, o público vai poder ouvir os álbuns Desconforto (2004), Insônia {La Movimentacion Musicale Intermezzo Minimal} (2008) e Mocumentário (2012). “Não deixa de ser um lançamento, uma vez que os nossos três primeiros trabalhos estavam apenas no formato física, que muitas vezes acabam se perdendo com o tempo. Reunir essa discografia completa também não deixa de ser uma forma de mostrar para mais pessoas a nossa arte, que segue cada vez mais forte e pulsante”, destaca cozilos Vitor.
A Fossil surgiu na cena independente cearense em 2004, sendo um dos pioneiros na cidade ao levar o rock para o contexto da música instrumental e experimental. Em pouco tempo, conquistou público e espaço nos principais festivais do Nordeste e São Paulo. E, mesmo em tempos de incertezas, a banda celebra os novos projetos que surgiram em 2021, como o novo disco, a discografia disponível de forma gratuita nas plataformas digitais e a apresentação na Zona de Criação. “Mais do que nunca, é importante que cada um esteja ligado no que acontece na sua própria cidade, no seu bairro, nas cenas, nos trabalhos e comunidade/coletivos das quais fazemos faz parte. Apoie iniciativa independente e chegue junto”, finaliza cozilos Vitor.
Zona de Criação
Com produção audiovisual da 202B Filmes, “Zona de Criação” tem o intuito de fomentar a produção de conteúdo audiovisual por meio da criação de portfólios dos artistas. A ação do Porto Dragão, instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) gerido pelo Instituto Dragão do Mar.
Ficha Técnica: Zona de Criação
Performers: Ernesto Filho, Kaye Djamila e Gil Rodriguês
Músicas: sta quitéria nuclear plant; lombra 14 cHIp-párarãn e sala 18, 42 bilionários
Fossil: cozilos Vitor, Rodrigo éh Rudriquix, Klaus Sena e Victor Bluhm
Produção executiva: Ana Carol Azeredo / Índigo Azul
Vídeo de “sta quitéria nuclear plant” – performance de Ernesto Filho com máscara de Edgar o novíssimo e figurino de Eduardo Ferreira e Slavis Frank
SERVIÇO: Fossil
Zona de Criação:
Dia: 14/08
Horário: 18h
Transmissão: Youtube do Porto Dragão
Discografia Completa
Dia: 13/08