Fraqueza nas pernas? Atenção! Dr Valmir Fernandes explica as causas
A fraqueza nas pernas pode ser resultante de tensão, exercícios físicos, desidratação, qualidade do sono, envelhecimento, má postura, ou outras condições relacionadas à ocupação.
Entre outras causas mais comuns de fraqueza nas pernas estão a dor ciática e a má circulação do sangue. No entanto, os episódios de fraqueza podem revelar o aparecimento da estenose lombar.
O termo é utilizado na medicina para designar estreitamentos e afinamentos que afetam o canal vertebral na região lombar.
“A condição consiste no estreitamento do canal, causando compressão dos nervos da região e também pode estar associado ao espessamento do ligamento amarelo da coluna. Esse espessamento causa hipertrofia, calcificação do ligamento e comprime os elementos neurais”, afirma o médico Dr. Valmir Fernandes, ortopedista e membro titular da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC).
A doença se divide em vários tipos: Estenose lombar congênita – quando está presente desde o nascimento; Estenose lombar adquirida – é resultado do processo de envelhecimento da coluna e doenças degenerativas que provocam instabilidade na coluna, como a espondilolistese, que é um “escorregamento” da vértebra lombar, consequência de um defeito na pars interarticular.
Os sintomas variam de acordo com a localização da compressão dos nervos e hipertrofia do ligamento amarelo, e a fraqueza nas pernas é um deles. Além disso, a estenose lombar pode causar dor lombar baixa e dificuldades para andar longas distâncias.
Segundo o especialista, o mais indicado, em situações frequente de fraqueza nas pernas, é procurar um ortopedista de confiança. “Identificar qual o tipo de estenose lombar é essencial para a indicação do tratamento correto”, disse Dr. Valmir.