Fundação Carlos Pinheiro realiza o VI “Projeto Literário”
Com o tema “A história das histórias em quadrinhos”, a Fundação Carlos Pinheiro apresenta à comunidade, amigos e parceiros a produção cultural de seu corpo discente, composto por crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, residentes do bairro Henrique Jorge.
Com patrocínio das empresas Unitêxtil e TAG e sob a Consultoria Executiva da Vanguarda Produções, a Fundação Carlos Pinheiro – FCP realiza, nos dias 07 e 08 de julho, mais uma edição de um de seus mais bonitos e importantes projetos do ano letivo, o “Projeto Literário”.
A iniciativa, que ocorre todos os anos no final do primeiro semestre, convida os alunos a apresentarem seus trabalhos em uma mostra cultural, como produto final das pesquisas e atividades formativas que antecedem a culminância, sob a coordenação dos educadores da Fundação. No dia escolhido, os educandos apresentam o resultado das formações culturais para suas famílias, amigos, comunidade local e parceiros da Fundação.
O tema proposto para este momento é escolhido a partir de ideias que surgem com a leitura dos livros disponíveis na biblioteca e de sugestões indicadas pela área pedagógica da instituição.
Escritores brasileiros, mestres da literatura, artes plásticas, música, literatura de cordel e poesias já foram alguns dentre os objetos de estudo, apresentados sob a forma de musicais, dança e exposição de obras e painéis.
O evento é uma boa oportunidade de conhecer ainda mais sobre a cultura brasileira e mundial e proporcionar às crianças e jovens do bairro Henrique Jorge, assistidos pela Fundação, novas visões de mundo. Segundo a Diretora da instituição, Silvana Pinheiro, “É a chance de Tarsila de Amaral, Luiz Gonzaga, Michelangelo, Monteiro Lobato, cordelistas e poetas adentrarem à periferia de Fortaleza e contribuírem para a construção de uma sociedade mais livre e igualitária”, explica.
SOBRE A FUNDAÇÃO CARLOS PINHEIRO:
Há quase 20 anos, a Fundação Assistencial Carlos Pinheiro iniciou uma jornada rumo à cidadania. Um trabalho de educação integrada para crianças e adolescentes de famílias de baixa renda da comunidade do bairro Henrique Jorge e adjacências, em Fortaleza. O projeto social utiliza a alfabetização e a arte como ferramentas estratégicas de transformação social.
Com capacidade para atender 200 crianças e jovens em condição de exclusão social, a casa oferece aulas de música, dança, teatro, artes visuais, literatura, capoeira e futebol em dois turnos, além de um programa de incentivo à leitura e escrita. Todos os alunos do projeto participam das ações em seu contraturno escolar.
SERVIÇO:
Apresentação do VI Projeto Literário da Fundação Carlos Pinheiro
Data: dias 04 e 05 de julho de 2023
Horário: 9h às 11h
Local: Fundação Carlos Pinheiro – Rua Audízio Pinheiro, 298 – Bairro Henrique Jorge
Site: www.fundacaocarlospinheiro.órgão.br
Instagram @fundacaocarlospinheiro
Assessoria de Imprensa: Patrícia Moreira (85) 9 8616.9695