TV News

Gravidez: manter bons hábitos ajudam casais a terem filhos

Cerca de 15 a 20% dos casais podem estar enfrentando problemas para engravidar. O que muitos não sabem é que, em alguns casos, uma mudança no comportamento pode ajudá-los a realizar o grande sonho

Conseguir alcançar a tão sonhada gravidez pode ser estressante para o casal tentante. Os esforços não recompensados aumentam a pressão social, principalmente se o círculo de amigos estiver concebendo. Aí fica aquela sensação de “Por que todo mundo consegue só não a gente?”. A busca pela resposta a este questionamento, às vezes, pode ser bem mais simples do que o dois esperam: leves ajustes nas mudanças dos hábitos diários podem ser a solução.

“Muitas vezes a dificuldade está apenas em como o corpo tem reagido aos hábitos diários do casal e de cada um como indivíduos. Um ajuste na alimentação, no cuidado com o corpo podem já dar resultados positivos, sem a necessidade de um tratamento para fertilidade.” afirma Dra Lilian Serio, médica especialista em medicina reprodutiva e diretora da Fertbaby Ceará.

“Claro que antes de mais nada é preciso avaliar, ter um acompanhamento com especialistas para verificar se não há nenhum problema de ordem biológica, mas uma dica para o casal tentante é sempre manter a prática de bons hábitos. Nosso corpo é como uma máquina. Quanto melhor você cuidar, melhor ele será”, lembra a médica.

Lilian reforça que comportamentos como a falta de exercícios, alimentação desregrada, com alto índice de ingestão de carboidratos como massas e açúcar podem afetar o corpo em diversos níveis. No que se refere a alimentação, a médica explica: “Uma dieta rica em frutas, legumes, verduras, proteínas e menos carboidratos e açúcar já ajudam. O açúcar, por exemplo, aumenta o nível de insulina no sangue, que altera a qualidade dos óvulos e pode chegar a parar a ovulação”.

O cuidado com a alimentação atrelado a prática de exercícios trazem diversos benefícios. Além da redução do estresse, da ansiedade e combate à depressão, ajudam no controle do peso. Lilian ressalta que esse é um fator importante para quem quer engravidar. “Qualquer peso acima do normal, seja um sobrepeso ou um índice de massa corpórea indicando obesidade, pode afetar tanto o homem como a mulher. No homem, por exemplo, pode levar a uma produção de espermatozoides de qualidade ruim, além de afetar na velocidade deles e a possibilidade de mortalidade mais rápida dos gametas. Já nas mulheres, o aumento da gordura altera os hormônios femininos, deixando-os mais fracos”. 

A médica também complementa que o sono é um fator importante para o processo. “O sono tem efeito reparador no nosso corpo. Por isso um hábito de sono saudável ajuda no processo de produção dos hormônios, principalmente a melatonina, que ajuda na fertilidade e no combate a endometriose, ovários policísticos e falência ovariana (menopausa precoce), que afetam diretamente a capacidade reprodutiva feminina. Já nos homens pode afetar também na qualidade dos espermatozoides”, completa.

Como resultado, é preciso estar de olho nos hábitos praticados diariamente. Mas antes de adotá-los em sua rotina, converse com o seu médico ginecologista e veja se esses exercícios são indicados para o seu caso, e quais outras medidas vão colaborar para o tão sonhado teste de gravidez positivo.

FOTO: GETTY IMAGES